Jovem Pan News FM 92.9

AO VIVO
SEGURANÇA EM CASA
Confira cuidados para evitar acidentes com panela de pressão
A panela de pressão é uma ferramenta útil, mas, para manter a segurança, é preciso seguir alguns cuidados
REDAÇÃO GCMAIS
Postado em 11 de junho de 2021
Confira cuidados para evitar acidentes com panela de pressão
Foto: Reprodução

A panela de pressão é uma ferramenta muito útil na hora de cozinhar, especialmente para quem tem pouco tempo e precisa de um cozimento rápido. Porém, mesmo presente na casa de muitas pessoas, ainda há muitos que têm medo de usar essa panela por conta do risco de acidentes.

>>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<

Leia também | Prefeitura de Caucaia inicia vacinação de grávidas e puérperas nesta sexta-feira (11)

Porém, seguindo todos os cuidados, a panela de pressão pode ser usada sem nenhuma preocupação, basta ter conhecimento sobre como usá-la adequadamente. O GCMAIS separou algumas dicas que vão te ajudar a manter a segurança na hora de cozinhar com a panela de pressão. Confira:

Cuidados para evitar acidentes com as panelas de pressão

1. Confira sempre as borrachas e válvulas da tampa da panela

A tampa da panela de pressão é a principal parte deste equipamento. É ela quem segura e libera a pressão que é criada dentro da panela durante o cozimento, com o auxílio da borracha e da válvula. Por isso, é importante ter atenção para estas partes da panela, evitando os acidentes.

Sempre que for usar a panela de pressão, verifique se a borracha está no lugar correto, bem encaixada e se ela não está ressecada. Nos casos em que a borracha está ressecada, é importante procurar uma troca.

Já a válvula de controle, é importante conferir se ela não está entupida. No início do cozimento, ela deve estar bem enroscada e encaixada. Ela só deve saltar da sua posição quando há o acúmulo de vapor e a válvula precisa deixar sair a pressão.

2. Use apenas ⅔ da panela de pressão

A água e os alimentos que serão usados no cozimento não podem ultrapassar o limite de ⅔ da panela de pressão. O restante deve ser deixado livre para que o ar quente consiga circular dentro da panela. Se isso não for feito, os líquidos podem acabar saindo pela válvula junto com o vapor, o que gera o entupimento dela.

3. Durante o cozimento, não mexa na panela de pressão

Quando o alimento estiver cozinhando, você pode subir ou descer o fogo para controlar o cozimento, mas nunca deve mexer na panela de pressão. É importante deixá-la trabalhando sozinha durante o tempo determinado.

4. Atenção para a válvula de controle na hora do cozimento

Esta é uma das principais dicas sobre a segurança com esse equipamento: com a panela no fogão, fique atento ao comportamento da válvula de controle. Nos casos em que ela não balançar ou o vapor não sair, desligue o fogo imediatamente! Isso significa que ela está entupida e há o risco de acidentes. Depois que todo o vapor sair, você pode tirar a válvula e desentupi-la para, em seguida, usar a panela normalmente.

5. Quando terminar de cozinhar, espere a pressão sair naturalmente

Após desligar o fogão, no final do tempo de cozimento, não levante a válvula e nem use nenhum objeto para que o vapor saia mais rápido. É importante deixar a pressão da panela sair naturalmente, evitando que a válvula de controle fique entupida.

O recomendado é esperar que o vapor saia naturalmente e só abrir a panela no momento em que toda a pressão tiver saído.

6. Na hora de comprar, procure o selo do Inmetro

O Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro) é a autarquia federal que garante a qualidade e segurança de diversos produtos que são comercializados no Brasil. Por isso, na hora de comprar uma panela de pressão, verifique se ela possui o selo do Inmetro, que atesta que o produto está dentro dos padrões de segurança que são exigidos no País.

>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<


Deixe seu comentário