As mais de 120 mil doses da vacina da Janssen contra a Covid-19, da farmacêutica belga Jonhson & Johnson, devem chegar ao Ceará nesta semana, conforme anúncio do governador Camilo Santana. As doses, que serão distribuídas para todos os municípios do estado, virão já próximas à data de vencimento, 27 de junho.
>>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<
De acordo com a Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa), as doses devem desembarcar em solo cearense entre esta segunda-feira (14) e terça (15), destinadas ao público entre 30 e 44 anos de idade, em ordem decrescente.
A vacina da Janssen é aplicada em dose única, e utiliza uma tecnologia de vetor viral não replicante, ou seja, há uma modificação do adenovírus para que ele perca o poder de replicação. Com isso, ele não é capaz de causar nem mesmo um resfriado. Depois, os cientistas colocam parte do material genético do Sars-CoV-2 nele. Ao entrar no organismo, esse composto induz nosso sistema imunológico a produzir anticorpos contra o coronavírus, sem o risco de gerar a Covid-19.
Leia também: | Covid-19: OMS aprova inclusão da CoronaVac em lista de uso emergencial
Governo Federal recebe mais 2,7 milhões de doses de AstraZeneca
Anvisa autoriza vacina da Pfizer para adolescentes a partir de 12 anos
Além disso, é possível acondicionar as doses por até três meses em geladeira comum, numa temperatura entre 2° e 8° graus celsius, o que beneficia países com clima tropical, como o Brasil.
Com essa vacina, a imunidade contra a Covid-19 na forma grave começa duas semanas após a aplicação. Cerca de 4 semanas depois, não houve internações ou mortes pela doença, segundo os testes clínicos realizados.
Eficácia
Um estudo publicado neste mês de junho indica que a vacina da Janssen é eficaz não somente contra o coronavírus, mas também contra suas variantes. Os cientistas administraram uma ou duas doses do imunizante em 20 voluntários entre 18 e 55 anos.
Depois, foi verificada a resposta dos organismos dessa população ao vírus original e às variantes que possuem origem no Brasil, no Reino Unido, na África do Sul e na Califórnia.
>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<