As mulheres e meninas podem contar com um novo aliado no combate à violência no Ceará. O Zap Delas, novo canal de comunicação direta destinado ao atendimento de vítimas de violência em terras cearenses, foi lançado na manhã desta segunda-feira (14), pela Procuradoria Especial da Mulher da Assembleia Legislativa. A ferramenta, oferecida por meio do aplicativo de mensagens WhatsApp, está disponível pelo número (85) 9.9814.0754.
Para o presidente da Casa, deputado Evandro Leitão (PDT), que participou do lançamento, a ferramenta consiste em mais uma forma de acolher as mulheres vítimas de violência.
“Trata-se de mais um serviço que a Procuradoria da Mulher oferece, uma assistência especializada que realiza, além de um atendimento humanizado, os encaminhamentos jurídicos e psicossociais que as vítimas necessitam. Nós, enquanto Poder Público, estamos fazendo apenas a nossa parte ao criar mecanismos de acolhimento a essas mulheres vítimas de violência”, disse. Também, de acordo com o deputado “é uma forma de olharmos para a nossa sociedade e em especial para a mulher, trazendo sensibilidade e empatia ao Parlamento.”
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A procuradora Especial da Mulher, deputada Augusta Brito (PCdoB), reforçou que o novo canal de atendimento, que utiliza o aplicativo de mensagens WhatsApp, é mais uma ferramenta, entre tantas outras que compõem a Rede de Acolhimento e Enfrentamento à Violência contra a Mulher, e que servirá tanto para denunciar quanto para informar.
“Por se tratar de uma ferramenta, cujo acesso é mais simples e rápido, será utilizada também para informar sobre os demais canais que compõem essa rede de acolhimento, e sobre os direitos das mulheres e orientações gerais.”
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A técnica da Procuradoria e uma das administradoras do Zap Delas, Ingrid Silva, considera a novidade um “avanço” entre as ações da Procuradoria, e informa que o projeto é pensado, organizado e coordenado por uma equipe técnica multidisciplinar, que conta com psicólogos, assistentes sociais, advogadas, entre outros profissionais.
“A equipe recebeu treinamento especializado voltado para o atendimento humanizado desse tipo de demanda, de forma que estamos preparadas para oferecer um atendimento de qualidade e resolutivo para as mulheres que necessitarem desse serviço”, acrescentou.
Os atendimentos acontecem de segunda a sexta-feira, das 8 horas às 17 horas, e contam com servidoras capacitadas para identificar possíveis casos de violações contra mulheres e meninas. As usuárias recebem orientações iniciais e são encaminhadas para acompanhamento multidisciplinar da Procuradoria Especial da Mulher ou do órgão competente para tratar da demanda, conforme o caso.