TRANSPORTE URBANO

Greve de ônibus em Fortaleza está suspensa, mas terminais seguem lotados

Uma nova reunião está marcada para acontecer na quinta-feira (17) para decidir sobre a greve

Compartilhe:
16 de junho de 2021
Márcia Catunda

“Eu não saí de casa. Pra quê? Pra ficar no meio da rua”. Foi assim que a dona Inácia reagiu à greve de motoristas e cobradores de ônibus de Fortaleza, no dia 8 de junho. Já nesta terça (15), do Terminal do Papicu, ela pode voltar pra casa. Isso porque a segunda audiência de conciliação em dissídio coletivo, realizada pelo Tribunal Regional do Trabalho da 7ª Região (TRT7) para deliberar sobre reajuste salarial de motoristas de ônibus, foi suspensa. E, com todas as dificuldades do transporte urbano da Capital, as pessoas puderam voltar pra casa.

Greve de ônibus em Fortaleza está suspensa, mas terminais seguem lotados
Foto: Reprodução / TV Cidade Fortaleza

Leia também | Vacinação em Fortaleza: lista de agendados para esta quarta, 16 de junho (16/06)

A justificativa para a suspensão de mais uma audiência, segundo o desembargador do Trabalho Paulo Régis Machado Botelho, se deve ao fato de que as negociações continuam ocorrendo e uma nova audiência de mediação com as partes envolvidas junto ao Ministério Público do Trabalho (MPT-CE) está prevista para a próxima quinta-feira (17).

>>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<

Tudo que o Daniel Alves, um dos usuários de ônibus da Capital, espera é que o estado de greve não retorne. O atendente de vendas tem que pegar seis ônibus todos os dias, três para ir trabalhar e três para voltar pra casa. Para ele, o ideal, para além da greve, é melhorar o transporte de Fortaleza.

“Muito difícil. Todos os dias há aglomerações, filas enormes, dificuldades para embarcar, sem contar o trânsito. Tudo prejudica a gente”, disse o atendente de vendas.

Na próxima audiência, a ideia é que as propostas sejam avaliadas junto ao MPT em salas separadas, atendendo a demandas do Sindicato dos Trabalhadores em Transportes Rodoviários do Estado do Ceará (Sintro) e avaliando propostas levantadas pelo Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros do Estado do Ceará (Sindiônibus), que representa a categoria dos empresários de ônibus. Entre as reivindicações da categoria estão o reajuste salarial e a priorização na campanha de vacinação contra a covid-19.

Leia também | Greve de ônibus em Fortaleza: vídeo mostra o momento em que homens de capacete retiram a chave de veículo

Confira a reportagem sobre a suspensão da greve de ônibus do CE no Ar

>>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<

WhatsApp do GCMais

NOTÍCIAS DO GCMAIS NO SEU WHATSAPP!

Últimas notícias de Fortaleza, Ceará e Brasil

Lembre-se: as regras de privacidade dos grupos são definidas pelo Whatsapp.