Ícone do site Portal GCMAIS

Nudem contabiliza mais de 5 mil atendimentos a mulheres vítimas de violência em 2021

Nudem contabiliza mais de 5 mil atendimentos a mulheres vítimas de violência em 2021

Foto: Pexels

A Casa da Mulher Brasileira completa três anos de funcionamento neste mês de junho e, desde a sua fundação, em 2018, até maio de 2021, o Núcleo de Enfrentamento à Violência contra a Mulher (Nudem) da Defensoria, que funciona dentro do equipamento, já atendeu 25.970 mulheres em situação de violência doméstica.

>>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<

Em 2018, ano de inauguração da Casa, o Nudem registrou 4.210 atendimentos durante os meses de julho a dezembro. Em 2019, foram contabilizados 8.225 procedimentos realizados por defensores públicos e a equipe psicossocial composta por psicólogos e assistentes sociais que acompanham as vítimas. Já em 2020, ano no qual os atendimentos foram readequados devido à pandemia do novo coronavírus (Covid-19), foram realizados 8.193 procedimentos. Neste ano de 2021, durante os meses de janeiro a maio, o Nudem realizou 5.342 atendimentos.

A Casa da Mulher Brasileira é um equipamento que atua com rede de proteção e atendimento humanizado às mulheres que foram vítimas de violência. Ele foi construído e equipado pelo Governo Federal, a partir de iniciativa do Ministério dos Direitos Humanos (MDH), e é gerido pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria da Proteção Social, Justiça, Cidadania, Mulheres e Direitos Humanos.

O espaço possibilita o acolhimento e o encaminhamento de denúncias de forma especializada, prestando suporte às mulheres em situação de violência. A Casa abriga a Defensoria Pública, Ministério Público, Delegacia de Defesa da Mulher, Juizado de Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher. O atendimento é 24 horas e por todos os dias da semana.

Publicidade

Cada mulher que procura o Núcleo de Enfrentamento à Violência contra a Mulher dá entrada em mais de um procedimento, de acordo com o contexto e a demanda. Os mais recorrentes são: pensão alimentícia, partilha de bens, regulamentação do direito de visita, guardas de filhos e divórcio, além de queixa-crime, medida protetiva, reconhecimento e dissolução de união estável.

>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<

Sair da versão mobile