No início da tarde deste sábado (19), segundo os dados das secretarias de Saúde dos estados brasileiros, o País ultrapassou a triste marca das 500 mil vidas perdidas para o coronavírus. No total, o Brasil possui 500.022 mortes causadas por complicações da covid-19 e 17.822.659 casos confirmados de infecção pelo vírus.
Leia também | Fortaleza divulga a lista de vacinação das pessoas até os 39 anos; confira
Estes dados são do consórcio de imprensa e foram atualizados com as informações dos estados da Bahia, Ceará, Goiás, Minas Gerais, Pernambuco, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, São Paulo e Tocantins. Outros estados ainda devem divulgar os dados durante este sábado, o que pode fazer este número ficar ainda maior.
No portal do Governo Federal, que costuma demorar um pouco mais para ser atualizado, os dados mostravam 498.499 mortos por covid-19 até as 16h deste sábado.
>>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<
Através das redes sociais, o ministro da Saúde, Eduardo Queiroga, se solidarizou com as famílias das vítimas e ressaltou a importância da vacinação. “500 mil vidas perdidas pela pandemia que afeta o nosso Brasil e todo o mundo. Trabalho incansavelmente para vacinar todos os brasileiros no menor tempo possível e mudar esse cenário que nos assola há mais de um ano. Presto minha solidariedade a cada pai, mãe, amigos e parentes, que perderam seus entes queridos”, publicou.
Presto minha solidariedade a cada pai, mãe, amigos e parentes, que perderam seus entes queridos.
— Marcelo Queiroga 🇧🇷🇧🇷 (@mqueiroga2) June 19, 2021
Quem também lamentou esta marca trágica foi o governador do Ceará, Camilo Santana. Através do seu perfil no Twitter, ele escreveu:
“Minha solidariedade às famílias das mais de 500 mil vidas perdidas na pandemia. Que as profundas feridas deste momento sejam transformadas em força e coragem para nosso povo superar toda dor e lutar para ter de volta o nosso Brasil, justo e solidário. Nenhum mal dura para sempre!”.
O Ceará acumula 22.043 mortes causadas pela covid-19 e 864.529 casos de pessoas infectadas com o vírus desde o início da pandemia, segundo os dados da plataforma IntegraSUS. Em 26 de maio, o Estado atingiu a marca de 20 mil óbitos causados pela covid em metade do tempo de 2020.
Minha solidariedade às famílias das mais de 500 mil vidas perdidas na pandemia. Que as profundas feridas deste momento sejam transformadas em força e coragem para nosso povo superar toda dor e lutar para ter de volta o nosso Brasil, justo e solidário. Nenhum mal dura para sempre!
— Camilo Santana (@CamiloSantanaCE) June 19, 2021
Até às 16h20, momento da publicação deste texto, o presidente Jair Bolsonaro ainda não havia se manifestado nas redes sociais sobre este número trágico da pandemia.
>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<