O Ministério da Saúde divulgou neste domingo (20) os novos números sobre a pandemia de Covid-19 no Brasil. De acordo com o levantamento diário feito pela pasta, o País tem no acumulado 17,9 milhões de casos confirmados da doença e 501,8 mil mortes registradas. Os casos de recuperados somam 16,2 milhões. Nas últimas 24 horas, o ministério registrou 44,1 mil novos casos e 1.025 mortes em 24 horas.
O estado de São Paulo tem o maior número de casos acumulados desde o início da pandemia, com 3,5 milhões de casos e 122 mil óbitos. Em seguida estão Minas Gerais (1,7 milhão de casos e 44,5 mil óbitos), Paraná (1,2 milhão casos e 29,9 mil óbitos) e Rio Grande do Sul ( 1,1 milhão de casos e 30,4 mil óbitos). De acordo com o Ministério da Saúde, 3,6 mil casos estão em investigação.
Camilo e Sarto lamentam as mais de 500 mil mortes
Na tarde deste sábado (19), o Brasil atingiu a marca das 500 mil mortes causadas pela covid-19 desde o início da pandemia, em março de 2020. Diversos artistas e autoridades políticas de todo o Brasil lamentaram este número através das redes sociais, entre eles o prefeito de Fortaleza, José Sarto, e o governador do Estado, Camilo Santana.
>>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<
Por volta das 14h40 o líder do Executivo Estadual publicou uma mensagem em seu twitter dedicada às famílias que perderam parentes durante a pandemia. Além disso, Camilo Santana também deixou uma mensagem de esperança, afirmando que “nenhum mal dura para sempre”.
“Minha solidariedade às famílias das mais de 500 mil vidas perdidas na pandemia. Que as profundas feridas deste momento sejam transformadas em força e coragem para nosso povo superar toda dor e lutar para ter de volta o nosso Brasil, justo e solidário. Nenhum mal dura para sempre!”, escreveu o governador.
Leia também | Fortaleza divulga a lista de vacinação das pessoas até os 39 anos; confira
Um pouco depois, por volta das 15h30, o prefeito de Fortaleza, José Sarto, também falou sobre este número trágico de mortes causadas pelo coronavírus. Assim como Camilo, ele enviou uma mensagem para as famílias que estão em luto por causa da pandemia, mas reafirmou um compromisso com a vacinação na Capital.
“500 mil vidas perdidas para a Covid-19. São filhos, mães, pais, amigos, pessoas que amamos e partiram. Dedico minha solidariedade a todos que sofreram e ainda sofrem com essa cruel doença. Seguirei trabalhando firme até que a vacina seja realidade para todos os fortalezenses”, escreveu José Sarto.
Do número total de mortes por conta da covid-19 em todo o País, que é de 500.022 óbitos, 22.043 aconteceram no Ceará. Só na Capital, foram 9.004 vidas perdidas por causa do coronavírus. Os dados são da plataforma IntegraSUS e foram atualizados às 11h deste sábado.
>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<
* Com informações da Agência Brasil