O câncer de rim é um dos tipos de câncer mais comuns entre homens e mulheres. Uma pesquisa recente aponta ainda que quase metade da população brasileira não sabe ou acha que a associação entre sedentarismo, obesidade e câncer de rim é falsa.
Esse contingente é ainda maior entre pessoas na faixa etária acima dos 55 anos, segundo pesquisa do Ibope. Apesar da menor incidência, o câncer de rim tem alta letalidade, como explica a oncologista Camila Yamada. Ouça:
>>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<
O grande problema do câncer de rim é a falta de sintomas na fase inicial. Ao observar sinais como dor na região renal, sangue ou cheiro alterado na urina, o paciente deve procurar um nefrologista.
Camila Yamada esclarece mitos, como o que afirma que a água previne o câncer de rim. A ingestão de água é uma conduta mais que obrigatória para a manutenção da saúde não só dos rins, mas de todo o corpo.
A oncologista cita as práticas também recomendadas para zelar pela saúde e assim diminuir os riscos de problemas renais.
>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<
Entre os fatores de risco apontados para o câncer de rim estão a hipertensão, alcoolismo, diabetes, consumo de alimentos processados e o desempenho de atividades onde há manipulação de combustíveis, produtos químicos e agrotóxicos.