Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia aponta que os atendimentos estão na média de 70% da normalidade
Traumas ortopédicos voltam a lotar emergências após flexibilização econômica
Os atendimentos por traumas ortopédicos nas emergências dos hospitais de Fortaleza aumentaram com o retorno das atividades econômicas. De acordo com o ortopedista e presidente da Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia Regional Ceará (Sbot), Leonardo Drumond, o número de entradas de pacientes com traumas ortopédicos nos hospitais já está perto da normalidade que existia antes do início da pandemia.
“Os atendimentos estão na média de 70% da normalidade. Com a flexibilização, mais pessoas e veículos nas ruas e, consequentemente, mais batidas entre veículos, atropelamentos, quedas de motocicletas e outros acidentes que geram traumas graves e a necessidade de o atendimento ser feito em uma unidade hospitalar de emergência”, explicou.
>>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<
O ortopedista destaca que a problemática dos acidentes de trânsito é também considerada uma epidemia. “Esse é um problema crônico, que nunca é resolvido e que deixa as unidades superlotadas. Nós, da Sbot, sempre fomos muito preocupados com os acidentes de trânsito, sempre fazemos campanhas educacionais visando uma melhora”, aponta.
Ainda segundo ele, no ápice da pandemia, durante o lockdown, os atendimentos de traumas ortopédicos tiveram uma redução de até 90% e isso está diretamente associada a vários fatores como: o isolamento social, home office, bares fechados, à diminuição do número de festas e aglomerações em estádios, “sendo assim, menos pessoas circulam no trânsito e menos motoristas dirigem sob efeito de bebidas alcóolicas”, observa.
>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<
NOTÍCIAS DO GCMAIS NO SEU WHATSAPP!
Últimas notícias de Fortaleza, Ceará e Brasil
Lembre-se: as regras de privacidade dos grupos são definidas pelo Whatsapp.