Ícone do site Portal GCMAIS

Eleições 2022: pré-candidatos à Presidência se articulam para formar palanques no Ceará

Pesquisa Quaest/Genial: Lula 44%; Bolsonaro 29%; Moro 6% e Ciro 5%

Fotos: Agência PT e Presidência da República

Começou o jogo político de olho nas eleições presidenciais de 2022. Nomes como Lula, Ciro Gomes e Jair Bolsonaro disputam espaço em busca de aliados para formar palanques. No Rio de Janeiro, por exemplo, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) trabalha para estabelecer uma forte oposição contra o presidente Jair Bolsonaro, nas disputas eleitorais de 2022.

O estado carioca é reduto político de Bolsonaro e sua família. As conversas continuam com nomes a exemplo do prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes (PSD), o ex-presidente da Câmara, Rodrigo Maia, expulso do DEM, e ainda o prefeito de Niterói, Alex Grael (PDT), que ocupa o cargo mais relevante na sigla de Ciro Gomes no Rio.

Em entrevista à Rádio Jovem Pan News Fortaleza, a cientista política Mariana Dionísio afirmou que existe uma mudança no comportamento dos eleitores do Rio de Janeiro. Ouça:

https://gcmais.com.br/wp-content/uploads/2021/06/MARIANA.mp3?_=1

 

>>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<

Publicidade

O Ceará apresenta um comportamento diferente de outros estados do Brasil e tem relação com um nome, Ciro Gomes (PDT). No Brasil, em 2018, Bolsonaro e Fernando Haddad, do PT, ocuparam as duas primeiras colocações, mas no Ceará, Ciro obteve vitória. Pelo estado, Lula sempre teve votações expressivas e Bolsonaro se articula com lideranças para ganhar espaço no Nordeste. A cientista política Carla Michele Quaresma avalia que o presidente do Brasil pode concentrar esforços em brechas deixadas por Lula e Ciro Gomes. Ouça:

https://gcmais.com.br/wp-content/uploads/2021/06/CARLA.mp3?_=2

 

O Nordeste pode definir os rumos da eleições, em 2022. O apoio que Jair Bolsonaro conseguir será fundamental para as chances dos candidatos que o apoiarem nos estados da região. No Ceará, terá que enfrentar o apoio de eleitores que simpatizam com Ciro Gomes. Carla Michele Quaresma destaca a força do grupo dos Ferreira Gomes.

https://gcmais.com.br/wp-content/uploads/2021/06/CARLA-2.mp3?_=3

 

A cientista política Mariana Dionísio avalia a concessão de benefícios como uma das estratégias que podem ser usadas pelos candidatos nas disputas eleitorais.

https://gcmais.com.br/wp-content/uploads/2021/06/MARIANA-2.mp3?_=4

 

>>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<

Uma pesquisa de intenção de votos para as eleições de 2022 realizada pelo instituto Paraná Pesquisas mostra um empate técnico entre o presidente Jair Bolsonaro e Luiz Inácio Lula da Silva. No primeiro cenário levantado, Bolsonaro aparece com 34,3% dos votos, enquanto o petista soma 32,5%. Ciro Gomes (PDT) contabiliza 5,8% das intenções de votos.

Sair da versão mobile