Com a chegada do primeiro lote da vacina da Janssen na última terça-feira (22), o Ceará deve receber as primeiras doses desse imunizante em breve. Segundo o governador Camilo Santana, estas primeiras unidades devem chegar ao Estado ainda nesta semana, com data e horário ainda a serem confirmados pelo Ministério da Saúde.
>>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<
Leia também | Vacinação em Fortaleza: lista de agendados para esta quarta, 23 de junho (23/06)
No total, o Ceará vai receber 61.100 doses da Janssen. Este imunizante tem como diferencial o fato de que, diferente das demais vacinas contra covid-19 que já são usadas atualmente no Ceará, o processo de imunização da Janssen precisa de apenas uma dose.
Além disso, também está programada para esta semana o envio de 116.200 doses da CoronaVac e 93.600 da Pfizer. Ao todo, 270.900 vacinas contra a covid-19 estão programadas para serem entregues ao Plano Estadual de Imunização.
O Ceará vai receber nesta semana 270.900 doses de vacinas contra a Covid. Segundo programação do Ministério da Saúde serão 116.200 doses da CoronaVac, 93.600 da Pfizer e o primeiro lote da Janssen, com 61.100 doses. Aguardamos confirmação do dia e horário de chegada das vacinas.
— Camilo Santana (@CamiloSantanaCE) June 23, 2021
A vacina da Janssen
A vacina da Janssen é aplicada em dose única, e utiliza uma tecnologia de vetor viral não replicante, ou seja, há uma modificação do adenovírus para que ele perca o poder de replicação. Com isso, ele não é capaz de causar nem mesmo um resfriado. Depois, os cientistas colocam parte do material genético do Sars-CoV-2 nele. Ao entrar no organismo, esse composto induz nosso sistema imunológico a produzir anticorpos contra o coronavírus, sem o risco de gerar a Covid-19.
Além disso, é possível acondicionar as doses por até três meses em geladeira comum, numa temperatura entre 2° e 8° graus celsius, o que beneficia países com clima tropical, como o Brasil. Com essa vacina, a imunidade contra a Covid-19 na forma grave começa duas semanas após a aplicação. Cerca de 4 semanas depois, não houve internações ou mortes pela doença, segundo os testes clínicos realizados.
Saiba mais sobre a vacina da Janssen neste link.
Leia também | Com ampliação dos locais de vacinação, fortalezenses devem receber a vacina mais perto de casa
>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<