HOME OFFICE

Com o home office, atenção aos problemas de coluna vertebral deve ser redobrada; confira dicas

De acordo com a Organização Mundial de Saúde, 80% da população já teve ou terá dor na coluna

Compartilhe:
24 de junho de 2021
Portal GCMAIS

Dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), cerca de 34,3 milhões de brasileiros apontaram problemas de coluna, o que preocupa os especialistas durante o home office. Manter a postura correta, fazer atividades físicas com regularidade, alimentar-se bem e beber bastante água são algumas dicas já conhecidas que deveriam ser seguidas no dia a dia mas, com a chegada da pandemia, muitas delas estão sendo diminuídas ou até mesmo deixadas de lado.

Com o home office, atenção aos problemas de coluna vertebral deve ser redobrada; confira dicas
Foto: Divulgação

>>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<

Com o isolamento social e ficando mais tempo trabalhando de casa, o corpo começa a dar sinais de sedentarismo. E uma das partes que mais sofre é a coluna vertebral. De acordo com o ortopedista e especialista em coluna vertebral, Rômulo Pinheiro, a nova rotina de trabalhar em casa por muito tempo pode trazer sérios problemas a médio e longo prazo, se não forem tomados os devidos cuidados com a coluna.

“Isso tem duas causas principais. Primeiro é a postura incorreta durante o trabalho de home office. É importante ter uma cadeira no tamanho adequado que permita que possamos trabalhar com os braços apoiados, que tenhamos um apoio para as costas para que a nossa coluna fique reta e não inclinada durante o trabalho. Segundo foi a diminuição da atividade física durante a pandemia. Antes do coronavírus, 36% das pessoas faziam algum tipo de exercício físico. Hoje, esse percentual caiu para 14%”, explica o especialista.

Alguns cuidados simples fazem toda a diferença. Para manter a saúde da coluna trabalhando em casa por muito tempo, o ideal é manter a posição ereta com as costas totalmente apoiadas no encosto da cadeira. De acordo com o especialista, isso proporciona estabilização e relaxamento da coluna vertebral e mantém sempre o monitor na altura dos olhos para prevenir tensão na região cervical.

“No caso de pacientes que já possuem algum tipo de problema na coluna, a atenção deve ser redobrada. Não é só a coluna que sofre a coluna que sofre com a postura inadequada. Esse mau hábito pode causar dores nas articulações e desgastes indevidos. Uma dica é alternar as posições ao longo do dia, fazer pequenas caminhadas e alongar durante o home office. Se as dores persistirem é importante procurar ajuda médica. Lembre-se sempre de se alongar, esticar e espreguiçar. Evite trabalhar deitado na cama ou no sofá com um notebook. Além de muito foco e disciplina, também é necessário pensar na sua saúde”, orienta Dr. Rômulo.

Prevenção

Algumas dicas são importantes para evitar que a coluna comece a dar sinais de desgaste no home office, como:

  • Os cotovelos devem estar apoiados em 90° ao braço da cadeira e a mesa alinhada ao antebraço;
  • Mantenha a posição neutra dos punhos, braços e os ombros alinhados e relaxados;
  • Os pés devem estar apoiados no chão ou num apoio, melhorando o conforto e auxiliando na manutenção de uma postura adequada;
  • Evite cruzar as pernas e faça movimentos regulares com os pés para estimular a circulação e evitar cansaço nas pernas;
  • Mantenha o pescoço ereto e evite flexionar muito os braços durante o uso de celulares.

>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<

WhatsApp do GCMais

NOTÍCIAS DO GCMAIS NO SEU WHATSAPP!

Últimas notícias de Fortaleza, Ceará e Brasil

Lembre-se: as regras de privacidade dos grupos são definidas pelo Whatsapp.