Um total de 727.508 eleitores cearenses não realizou a biometria nem regularizou a situação com a Justiça Eleitoral. Como consequência, tiveram os títulos cancelados. Desse total, mais de 262 mil foram apenas em Fortaleza. O fato ocorre desde o início do prazo da obrigatoriedade do recadastramento biométrico.
Em entrevista à Rádio Jovem Pan News Fortaleza, a coordenadora de atendimento ao eleitor do Tribunal Regional Eleitoral do Ceará (TRE), Lorena Belo, explicou como ocorreu essa redução do número de eleitores. Ouça:
>>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<
O TRE-CE esclarece que a biometria permanece suspensa por conta da pandemia da Covid-19 e segue sem previsão de retorno. No entanto, o eleitor que está com o documento cancelado poderá regularizar o cadastro acessando o site do tribunal, através do Título Net. Lorena Belo destaca os principais atendimentos que estão sendo realizados.
>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<
Com o título cancelado, além de ficar proibido de votar, o eleitor pode ter inúmeros prejuízos, como ressalta a coordenadora de atendimento ao eleitor do TRE-CE, Lorena Belo. Ouça:
Além disso, o eleitor fica impedido de praticar qualquer ato para o qual se exija quitação do serviço militar ou imposto de renda, não obter certidão de quitação eleitoral e não obter qualquer documento nas repartições diplomáticas a que estiver subordinado.