SIgla LGBTQIA+ reúne várias orientações sexuais e identidades de gênero
LGBTQIA+: entenda o significado de cada letra da sigla
Anos atrás, a sigla GLS (gays, lésbicas e simpatizantes), era comumente usada para representar a diversidade sexual. Contudo, novas orientações surgiram com o passar do tempo e a sigla aumentou tanto no tamanho quanto no significado. Recentemente, ela passou a ser LGBTQIA+, representando orientações sexuais diferentes, ou seja, por quem cada pessoa se sente atraída afetivamente ou sexualmente. Além disso, a sigla também passou a representar a diversidade nas identidades de gênero.
>>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<
Leia também | Projeto de Fortaleza oferece suporte psicológico, jurídico, laboral e acolhimento para pessoas LGBTQIA+
A sigla vem ganhando forma e aderindo cada vez mais simpatizantes, com gêneros distintos e orientações diferentes. Nos anos 90, o termo LGBT era bastante utilizado. Reunia gays, lésbicas, bissexuais e transgêneros. Mas, novas letras foram sendo adicionadas ao longo dos anos, acompanharam o avanço das pautas e do desenvolvimento dos debates sobre gênero e sexualidade.
Para entendermos melhor o movimento LGBTQIA+, vamos saber o que representa cada uma dessas letrinha. Confira o guia do GCMAIS:
L = Lésbicas: refere-se a uma orientação sexual e representa mulheres (cisgênero ou transgênero), que sentem atração por outras mulheres (cis ou trans).
G = Gays: representa homens (cisgênero ou transgênero) que sentem atração por outros homens, sejam cis ou trans.
B = Bissexuais: é importante destacar que a bissexualidade também é uma orientação sexual; pessoas bissexuais se relacionam afetivamente ou sexualmente com homens ou mulheres, inclusive trans.
T = Transexuais ou Travestis: refere-se á identidade de gênero, não propriamente à sexualidade.
Q = Queer: é relacionado às pessoas que não se identificam totalmente nem como homem, nem como mulher. Surge como uma alternativa às teorias de gênero, rompendo com a dualidade fixa de masculino e feminino.
I = intersexo: simboliza pessoas que podem nascer com órgãos genitais de um determinado sexo, mas ter os hormônios e sistema reprodutivo de outro sexo. Também podem ter anatomia sexual indefinida, nem masculina nem feminina.
A = assexual: representa as pessoas que não sentem atração sexual, nem pelo sexo oposto, nem pelo mesmo sexo. Mas isso não é fator determinado que impeça de desenvolver sentimentos afetivos ou amorosos por alguém.
+ = o símbolo “+”, simboliza a soma das diversas orientações sexuais e identidades de gênero.
Leia também | Retificação de nome e gênero: o direito das pessoas trans de ser quem são
>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<
NOTÍCIAS DO GCMAIS NO SEU WHATSAPP!
Últimas notícias de Fortaleza, Ceará e Brasil
Lembre-se: as regras de privacidade dos grupos são definidas pelo Whatsapp.