O teste do pezinho deve ser feito em todo bebê entre o terceiro e o quinto dia após o nascimento. Ele possibilita o diagnóstico precoce de seis doenças e é realizado no Hospital Geral Dr. César Cals (HGCC), da Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa), em bebês nascidos ou não na unidade.
>>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<
O ambulatório, que funciona de segunda a sexta-feira, das 9h às 15h, de janeiro a maio de 2021, já realizou mil testes do pezinho. No mesmo período do ano passado, foram 948 exames.
A triagem neonatal a partir do teste do pezinho é um conjunto de ações preventivas, responsável por identificar precocemente indivíduos com doenças metabólicas, genéticas, enzimáticas e endocrinológicas, para que possam ser tratados, evitando as sequelas e até mesmo a morte.
Além disso, propõe o gerenciamento dos casos positivos por meio de monitoramento e acompanhamento da criança durante o processo de tratamento.
As pessoas com distúrbios e doenças detectadas são acompanhadas por equipes multidisciplinares em serviços especializados, visando à saúde integral, redução da morbimortalidade e melhoria da qualidade de vida.
Leia também | Ceará vai pagar inscrição do Enem para alunos das escolas públicas que tiveram isenção negada pelo Governo Federal
A dona de casa Assisneide Silva Araújo (28) teve o primeiro filho no HGCC e tomou conhecimento que o hospital realizava o teste para todos os bebês. Após o nascimento da segunda filha, Isabella, no Eusébio, na Região Metropolitana de Fortaleza (RMF), ela retornou ao hospital, no setor ambulatorial, para fazer o exame da recém-nascida. Assisneide reconhece a importância do evento.
“O exame é muito importante para detectar alguma doença que o bebê possa ter”, reforça a mãe.
Uma equipe treinada em coleta e acolhimento aos recém-nascidos realiza o teste. Primeiro, um cadastro é feito para, na sequência, a mãe ou responsável receber comprovante de coleta com o código do paciente e senha para recebimento do resultado via Internet. Daniel Soares é chefe do Centro de Patologia do HGCC e ressalta a comodidade do processo.
“Esse serviço é importante para propiciar mais agilidade e conforto para a mãe ou responsável do recém-nascido, evitando o deslocamento para receber o resultado do exame”, disse.
Após a coleta, o material é enviado ao Laboratório Central de Saúde Pública do Ceará (Lacen) e o prazo para recebimento é de 30 dias após a coleta. Soares explica que o teste realizado no HGCC vai além da coleta de material.
“Existe também um serviço de acompanhamento com busca ativa de pacientes com resultados alterados para encaminhamento e atendimento em Unidade Especializada, fazendo com que seja dada cobertura integral à saúde do recém-nascido”, enfatiza.
Doenças detectadas com o teste do pezinho
-Fenilcetonúria
-Hipotireoidismo congênito
-Fibrose cística
-Hemoglobinopatias
-Deficiência de biotinidase
-Hiperplasia adrenal congênita
>>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<