Ícone do site Portal GCMAIS

Torre de Observação começa a funcionar no Aterro da Praia de Iracema, em Fortaleza

Torre de Observação começa a funcionar no Aterro da Praia de Iracema, em Fortaleza

Foto: Miguel Anderson Costa / GCC

A nova torre de observação da Guarda Municipal de Fortaleza foi instalada no Aterro da Praia de Iracema e conta auxílio de 52 câmeras instaladas na região. “O videomonitoramento está integrado com as câmeras do Governo do Estado. Toda a área é visualizada e equipes da Guarda Municipal estão prontamente atentas para atender às ocorrências. Viaturas e agentes a pé também integram o perímetro de segurança”, detalhou o secretário de Segurança Cidadã de Fortaleza, Coronel Eduardo Holanda, em entrevista ao Ceará no Ar, desta quinta-feira, 01 de julho.

>>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<

O funcionamento da torre foi mostrado ao vivo no jornal das manhãs da TV Cidade Fortaleza, emissora do Grupo Cidade de Comunicação. No lado de dentro, os agentes fazem o monitoramento com apoio de computadores.

As câmeras, de última geração, têm capacidade de fazer o reconhecimento das pessoas, leituras de placas e até de Qr-code. Somente em 2021, a Prefeitura de Fortaleza já entregou três equipamentos: Praia de Iracema, Avenida Beira Mar e Vicente Pinzon.

Para quem caminha pela orla, o reforço chegou em boa hora. A aposentada Lourdes Feitosa, nos conta que “Quanto mais segurança, melhor fica o passeio. A torre chega para deixar a nossa passagem por aqui mais segura”.

Publicidade

Leia também | Prefeitura de Fortaleza divulga resultado do Bolsa Jovem; confira os selecionados

Ao todo já são 13 torres de monitoramento funcionando em diversos pontos da cidade, principalmente nas chamadas áreas quentes, onde as ações criminosas são mais frequentes. Até o final do ano, mais duas unidades serão entregues no José Walter e na Praça da Lagoinha, no Centro.

As estruturas funcionam 24 horas por dia. Desde a implantação, diversos casos já foram elucidados. Em abril deste ano, o auxílio do sistema resultou na prisão de um homem suspeito de realizar assaltos no bairro José Walter. No flagrante, agentes abordaram o homem que passava pela rua e foi reconhecido pelas câmeras. “Quando a gente percebe uma cena ou movimentação estranha, conseguimos por meio das câmeras que têm qualificações superespaciais, fazer a abordagem do suspeito. Nossa comunicação é integrada também com a Polícia Militar, um trabalho em equipe.”, conclui o Coronel Eduardo Holanda.

Além da Praia de Iracema, outros 13 bairros já contam com as Células de Proteção Comunitária: Jangurussu, Vila Velha, Canindezinho, Barra do Ceará, Goiabeiras, Caça e Pesca, Bonsucesso, Pôr do Sol, Pan Americano, Mondubim, Vicente Pinzon e Meireles.

>>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<

Sair da versão mobile