EM FORTALEZA

Atendimento presencial com familiares de pacientes é retomado no Hospital de Saúde Mental

As reuniões são realizadas uma vez por mês e os familiares recebem o apoio necessário para manter os cuidados com o parente diagnosticado com transtorno mental.

Compartilhe:
4 de julho de 2021
Teste Teste

O Hospital de Saúde Mental Professor Frota Pinto (HSM), da unidade da Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa), retomou o atendimento presencial aos familiares/cuidadores dos 16 pacientes atendidos pelo Serviço de Atendimento Domiciliar (SAD) da unidade hospitalar, que, devido à pandemia, havia suspendido a interação.

O retorno ocorreu na última quarta-feira (30), no jardim do Hospital de Saúde Mental, como medida de segurança sanitária contra a Covid-19. As reuniões são realizadas uma vez por mês e os familiares recebem o apoio necessário para manter os cuidados com o parente diagnosticado com transtorno mental.

>>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<

O objetivo do HSM é promover a orientação e o acompanhamento dos pacientes a fim de evitar a reinternação psiquiátrica.

“Atuamos no sentido de oferecer os cuidados no ambiente familiar com uma equipe multiprofissional, conversando com a família, que são os cuidadores, sobre a importância de manter os cuidados desses pacientes quanto à administração e supervisão da medicação, higiene pessoal, promovendo autonomia e explorando suas habilidades. A importância desses cuidados familiares reflete no avanço do Serviço Domiciliar”, ressalta o psicólogo Adriano Júnior.

Importante frisar que durante o período de pandemia os atendimentos aos pacientes com transtornos mentais permaneceram em casa.

Apoio interdisciplinar

  • Médico psiquiatra;
  • Psicólogo;
  • Enfermeiro;
  • Assistente social;
  • Terapeuta ocupacional

Critérios para acesso ao serviço

É necessário ser paciente do HSM com frequência de reinternações; residir em Fortaleza; dispor de, pelo menos, um cuidador ou responsável que execute as orientações necessárias à saúde do paciente; ser portador de transtorno mental crônico e não ser dependente de equipamento de monitoramento e sustentação à vida.

>>>Acompanhe a TV Cidade Fortaleza no YouTube<<<

WhatsApp do GCMais

NOTÍCIAS DO GCMAIS NO SEU WHATSAPP!

Últimas notícias de Fortaleza, Ceará e Brasil

Lembre-se: as regras de privacidade dos grupos são definidas pelo Whatsapp.