Ícone do site Portal GCMAIS

Tecidos de fardamentos são doados para reuso sustentável e ação social

Foto: Pexels

Entre os resíduos que mais degradam a natureza estão os têxteis que podem levar em média 200 anos para decomposição, no caso de poliéster, impactando o meio ambiente desde o processo de fabricação até a destinação final. Uma das maneiras de contribuir com a redução do impacto desse ciclo é a reutilização desses tecidos.

Nesse sentido, o RioMar Fortaleza destinou cerca de 200kg de fardamentos usados para a Rede de Mulheres Empreendedoras Sustentável (REMES). A associação transformará os tecidos em retalhos para confecção de cobertores a serem doados para comunidade do Parque Lebron e pessoas em situação de rua. No final mês de junho, o empreendimento fez nova doação de outros 200kg de resíduos.

>>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<

A REMES já desenvolve um trabalho em rede em 14 bairros de Fortaleza com mulheres em situação de vulnerabilidade social e/ou violência doméstica, que através da qualificação e do desenvolvimento de trabalhos artesanais com materiais recicláveis gera renda e independência financeira para as participantes.

Para esta ação, as costureiras voluntárias da célula do Parque Leblon buscam dar continuidade à cadeia de solidariedade e sustentabilidade, ajudando às pessoas vulneráveis e em situação de rua que também precisam de apoio.  A previsão é de que as confecções e doações dos cobertores aconteçam ao longo do mês de julho.

Publicidade

“As parcerias são muito importantes para as ações sociais. Os fardamentos doados pelo shopping RioMar serão transformados em lençóis e destinados para famílias em situação de vulnerabilidade social  e em situação de rua. Assim, a gente vai minimizando essas angústias sociais e também ajudando o meio ambiente, impactando na diminuição dos lixões, transformando resíduos para uma ação sustentável.”, enfatiza, Geni Sobreira, coordenadora social da REMES.

Sair da versão mobile