Ícone do site Portal GCMAIS

São Paulo registra primeiro caso da variante Delta do coronavírus

São Paulo registra primeiro caso da variante Delta do coronavírus

Foto: Rovena Rosa / Agência Brasil

A capital paulista identificou o primeiro caso da variante Delta do novo coronavírus, com origem na Índia, de acordo com informações divulgadas na última segunda (5) pela prefeitura. Um homem de 45 anos testou positivo para a variante e está em monitoramento pela Unidade Básica de Saúde (UBS) da sua região.

>>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<

Leia também | Organização Mundial da Saúde diz que variante Delta já está em 98 países

A identificação foi possível devido a uma iniciativa, em parceria com o governo do estado, em que desde abril o município encaminha parte das amostras de exames RT-PCR positivos ao Instituto Butantan para análise genômica a fim de identificar as cepas em circulação na cidade.

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) está monitorando três pessoas da família do paciente – mulher, enteado e filho -, que são acompanhadas também pelas equipes de saúde da UBS local.

Publicidade

Leia também | Fiocruz: estudo sugere que variante Delta pode causar mais reinfecções

Segundo o município, o monitoramento das variantes na capital é realizado por meio de cálculo amostral, por semana epidemiológica, com cerca de 250 amostras semanais que seguem para análise do laboratório do Butantan, onde é realizado o sequenciamento genético.

Além disso, a SMS informou que fechou acordo de estudo de variantes (cerca de 300 amostras) com o Instituto de Medicina Tropical de São Paulo e com o Instituto Adolfo Lutz, que fazem a vigilância com o objetivo de identificar quais cepas circulam pela cidade.

Leia também | Ministério da Saúde confirma primeira morte por variante Delta do coronavírus no Brasil

>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<

Sair da versão mobile