Ícone do site Portal GCMAIS

Forças de segurança do Ceará recebem 844 novas armas de fogo

Foto: Carlos Gibaja e Tatiana Fortes

Foram entregues nesta quarta-feira (07), 844 armas de fogo que serão utilizadas pelas Polícia Civil e Militar do Ceará. As armas de modelo M3A1, espingarda calibre 12, são de fabricação italiana da marca Benelli. Ao todo, foram 562 unidades para a Polícia Militar e 282 para a Polícia Civil, o que totaliza R$ 5.735.620,19 investidos com recursos do tesouro estadual e também por meio de um convênio com o Ministério da Justiça e Segurança Pública.

>>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<

O mesmo armamento é utilizado por diversas forças policiais no Brasil e no mundo. Além do Ceará, o modelo também é usado pela Polícia Federal e polícias Militares e Civis de outros sete estados brasileiros. A espingarda Benelli possibilita disparos em modo semiautomático e de repetição, assim como é possível usar munições letais e menos letais.

“Temos muitos desafios, mas buscamos superar esses desafios quando fazemos investimentos nos homens e mulheres da segurança pública. Na valorização, nas promoções, também em capacitações, novos concursos, equipamentos, em viaturas, aeronaves e em tudo o que há de tecnologia para que o policial possa, na ponta, fazer o seu trabalho. Recentemente, entregamos novos equipamentos ao Corpo de Bombeiros, e aqui hoje estamos entregando armas longas para a Polícia Militar e para a Polícia Civil”, destacou o governador Camilo Santana, em transmissão pelas redes sociais.

Equipamentos

Desde 2018, o Estado já entregou 11.559 armas de fogo às forças policiais. Em outubro de 2020, o Governo do Ceará distribuiu o último lote contendo 3.893 pistolas P-320, nos calibres 9 mm e ponto 40. Ao todo, o investimento somou um total de R$ 20 milhões.

Treinamento

O secretário de segurança pública do Ceará, Sandro Caron, falou sobre o curso promovido pela Polícia Militar, que já capacitou mais de 2 mil policiais militares do Policiamento Ostensivo Geral no Curso de Abordagem Policial e Tiro Defensivo.

Publicidade

“É uma capacitação em abordagem e tiro policial defensivo, que vai atingir mais de seis mil integrantes do Policiamento Ostensivo Geral, na Capital e no Interior. Então, o policial capacitado, motivado e valorizado, e agora com mais um ato importante, estão sendo entregues oficialmente à Polícia Civil e à Polícia Militar, 844 espingardas calibre 12”, disse.

A capacitação possui 40 horas/aula, com aulas práticas e teóricas. As disciplinas ofertadas são: tática individual, abordagem a veículos, conduta de patrulha e abordagens a pessoas em edificações e tiro policial defensivo. O curso ocorre simultaneamente em 12 unidades da PM, subdivididas na Capital, na Região Metropolitana e no interior do Ceará.

>>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<

Sair da versão mobile