CONTROLE DA PANDEMIA

Governo instala centro de testagem para viajantes no aeroporto de Fortaleza

Cada voo terá 5% de seus passageiros escolhidos aleatoriamente para realização do teste rápido de antígeno.

Compartilhe:
10 de julho de 2021
Assistente de Redação Vídeo

O governador Camilo Santana anunciou que, a partir da próxima segunda-feira (12), os passageiros de voos que chegarem a Fortaleza a partir do aeroporto internacional Pinto Martins passarão por testagens por amostragem.

Governo instala centro de testagem para viajantes no aeroporto de Fortaleza
Viajantes não vacinados ou que não estejam completamente vacinados podem apresentar, em substituição ao comprovante de vacinação, resultado negativo para covid-19. Foto: Divulgação

A medida faz parte de um projeto piloto de criação de Centro de Testagem de Viajantes, que visa reforçar o controle e enfrentamento da Covid-19 nas fronteiras do Estado. As atenções se voltam sobretudo para este mês, que para muitos é de férias e considerado de alta estação no turismo brasileiro.

>>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<

Agora, além da aferição de temperatura corporal e triagem de sintomas realizadas pelas barreiras sanitárias, os viajantes de voos nacionais poderão ser submetidos à testagem por amostragem. Segundo o Governo, cada voo terá 5% de seus passageiros escolhidos aleatoriamente para realização do teste rápido de antígeno. Os passageiros que apresentarem sintomas para síndrome gripal também poderão ser submetidos à testagem. Aqueles que tiverem resultado positivo farão imediatamente a coleta do exame RT-PCR no Centro de Testagem para Viajantes, temporariamente instalado nas vans de testagem móvel do Laboratório Central de Saúde Pública (Lacen).

Serão considerados casos suspeitos aqueles que forem identificados ou que mencionarem ter apresentado sintomas de síndrome gripal, tais como: febre acima de 37,8°, dor de garganta, tosse, diarreia, entre outros. Ou ainda pessoas que afirmarem ter tido contato com algum caso suspeito de Covid-19 no prazo de 14 dias.

Leia também | Mortes por covid-19 no Ceará caem 28%, enquanto a média nacional é de 9%, aponta boletim epidemiológico

“Estamos observando números da Covid-19 em queda no Ceará, tanto de casos, como de internações e óbitos. Este é o momento em que devemos tomar cuidado para não ampliar pequenos surtos da doença. Com a colaboração da população, orientamos usar máscara, evitar grandes aglomerações e testar muito. A Sesa, em decisão conjunta com o Ministério Público e com a Anvisa [Agência Nacional de Vigilância Sanitária], abre esse Centro de Testagem no Aeroporto para reforçar essa quantidade de testes e deixar a barreira sanitária mais eficiente”, explicou afirma o secretário da Saúde do Estado, Carlos Roberto Martins Rodrigues Sobrinho (Dr. Cabeto).

>>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<

Além do Lacen, participam do projeto a Anvisa e a Fraport AG Frankfurt Airport Services Worldwide (Fraport Brasil). “Essa avaliação dos passageiros é muito importante, considerando que, desta forma, estamos fazendo uma busca ativa de pessoas com suspeita, sejam assintomáticas ou não. Podemos, assim, identificar e barrar a circulação do vírus no Ceará”, explica Liana Perdigão Mello, diretora-geral do Laboratório.

WhatsApp do GCMais

NOTÍCIAS DO GCMAIS NO SEU WHATSAPP!

Últimas notícias de Fortaleza, Ceará e Brasil

Lembre-se: as regras de privacidade dos grupos são definidas pelo Whatsapp.