Ícone do site Portal GCMAIS

Vacinação em Fortaleza: Prefeitura não tem previsão de nova repescagem de 1ª dose

Boletim aponta fim da segunda onda de covid-19 em Fortaleza, mas cenário pode mudar com variantes

Vacinação tem sido fundamental para conter o avanço da pandemia. Foto: Prefeitura de Fortaleza

A Prefeitura de Fortaleza não tem uma previsão de quando devem ser feitas repescagens para as pessoas que perderam a primeira dose da vacina contra covid-19. Segundo Aline Gouveia, secretária adjunta da Saúde, a vacinação destas pessoas ainda aguarda a chegada de novos imunizantes que devem ser enviados pelo Ministério da Saúde. Esta declaração foi feita na última quarta-feira (14), durante uma live nas redes sociais da Prefeitura.

“A repescagem ocorre de acordo com a disponibilidade de doses que recebemos”, explicou a secretária adjunta da Saúde. “ Tão logo o Ministério da Saúde encaminhe as doses para o Estado e o Estado encaminhe para os municípios, teremos condições de agendar essas repescagens”.

Leia também | Vacinação em Fortaleza: confira a lista de agendados para quinta-feira, 15 de julho (15/07)

Repescagem da 2ª dose

A Prefeitura de Fortaleza anunciou na última segunda-feira (12) uma nova de repescagem para a aplicação da 2ª dose da vacina contra a covid-19, convocou o público que reside na Capital e que faltou ao agendamento da segunda dose da AstraZeneca pode procurar, das 9h às 17h, qualquer um dos 100 postos de saúde em funcionamento para vacinação da Capital. A campanha segue até sexta-feira (16).

A ação visa garantir o esquema vacinal de quem ainda não tomou a 2ª dose. “A segunda dose é fundamental para obter a proteção máxima. No caso da AstraZeneca, a dose deve ser administrada no intervalo de 30 a 90 dias”, destacou Erlemus Soares, coordenador da Rede de Atenção Primária e Psicossocial.

Confira os locais de vacinação e a documentação necessária neste link.

Publicidade

Fortaleza poderia concluir a vacinação de 1ª dose em duas semanas

Com base na capacidade de aplicação de vacinas da Prefeitura de Fortaleza, a Secretaria Municipal da Saúde estima que todos os cadastrados para a vacinação contra covid-19 poderiam receber a primeira dose nas próximas duas semanas. Esta previsão, porém, depende de uma entrega regular de imunizantes ao Município.

>>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<

A informação foi divulgada pela secretária da Saúde, Ana Estela Leite, durante uma live na última segunda-feira (12). Segundo ela, a Prefeitura possui capacidade para agendar 241 mil pessoas para receber a vacina semanalmente. O número de moradores de Fortaleza que estão cadastrados no Saúde Digital é de 473.679 pessoas, contando com adolescentes entre 17 e 12 anos, que ainda não estão recebendo a vacina, mas podem tomar a Pfizer.

“Com a capacidade instalada que o município tem, de 241 mil pessoas por semana, em duas semanas, caso haja doses suficientes, caso haja uma regularidade nesse recebimento, a gente teria duas semanas para concluir a primeira dose em toda a população cadastrada”, explica Ana Estela Leite.

Porém, a secretária ressalta que, diante desta irregularidade nos lotes entregues para a Prefeitura de Fortaleza, a gestão não faz nenhum cronograma prevendo quando a imunização contra a covid-19 vai ser concluída na Capital.

“É importante dizer que o município não faz previsão e nem lança um cronograma exatamente devido não haver uma regularidade nesse recebimento e a gente pode estar gerando uma expectativa na população que não seja cumprida”, reforça Ana Estela Leite.

>>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<

Sair da versão mobile