A maioria dos brasileiros acreditam que a responsabilidade pela demora na compra de vacinas contra covid-19 é do presidente Jair Bolsonaro. Este é um dos resultados da pesquisa mais recente do Instituto DataSenado, realizada entre os dias 13 e 14 de julho em entrevistas feitas por telefone com 1.471 brasileiros de 16 anos ou mais.
>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<
Leia também | Bolsonaro diz que deve vetar dinheiro para o fundo partidário: “não será sancionado”
Segundo os dados do DataSenado, a maior parte dos brasileiros acredita que o País começou a campanha de vacinação contra covid-19 mais tarde do que deveria. A imunização contra covid-19 começou em fevereiro de 2021, mas, segundo o depoimento do presidente do Instituto Butantan, Dimas Covas, para a CPI da Covid, o País poderia ter 60 milhões de doses já em dezembro do ano anterior se não fosse a dificuldade na negociação com o Governo.
Desta parcela da população que acredita que a vacinação começou tardiamente, 74% acredita que o principal responsável pela demora foi o presidente da República, Jair Bolsonaro. Outros 8% indicaram a Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) como culpada; 6% apontaram o Congresso Nacional e 4% responsabilizaram os governadores.
A pesquisa do DataSenado indica, ainda, que a grande maioria da população brasileira (97%) acredita que, caso o País tivesse adquirido vacinas mais cedo, o número de mortes causadas pela covid-19 seria menor. Este dado reforça a confiança da população na imunização como uma saída para a pandemia.