Na última terça-feira (20), Fortaleza ultrapassou a meta de 50% da população vacinada contra a Covid-19 após 6 meses do início da imunização. Mais de um milhão de pessoas receberam, pelo menos, a primeira dose do imunizante e 26 mil a dose única. Mas será que com esse percentual de vacinação alcançado já chegamos à imunidade de rebanho? É o que você acompanha na reportagem de Débora Britto.
>>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<
Há seis meses do início da campanha de vacinação contra a Covid-19, Fortaleza alcançou 50,25% da população total imunizada com a primeira dose nesta terça-feira. No total, 1.350.062 pessoas tomaram, no mínimo, a dose inicial de um imunizante contra a Covid-19. As informações foram divulgadas pela secretária adjunta da Saúde, Aline Gouveia.
Quando a pandemia do novo coronavírus se tornou realidade, a expressão “imunidade de rebanho”, ou imunidade coletiva, foi resgatada para explicar o que seria a forma barrar a crise sanitária. O infectologista Anastácio Queiroz, explica que o termo consiste em atingir um ponto em que há uma quantidade suficiente de pessoas imunes ao vírus, interrompendo a transmissão comunitária.
Leia também | Chega ao Ceará um novo lote com mais de 255 mil vacinas contra a covid-19
Entretanto, apesar da população fortalezense já ter alcançado 50% das pessoas imunizadas com a primeira dose, Anastácio Queiroz diz que ainda não alcançamos a imunidade de rebanho, mas que estamos perto.
Já Agliberto Ribeiro, diretor do Instituto Ampla, acredita que a imunidade em massa seja atingida entre 70% e 80% de pessoas vacinadas contra a Covid-19. O Instituto Ampla analisa o cenário da pandemia no Ceará desde o início da crise sanitária. Atualmente, Agliberto Ribeiro aponta que a Capital está na fase de desaceleração.
>>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<
O processo de vacinação continua avançando na Capital, que conta com 113 pontos de imunização. Além disso, a Prefeitura de Fortaleza ampliou a faixa etária liberada para a vacinação contra a Covid-19 sem a necessidade de agendamento prévio. Pessoas a partir de 45 anos de idade que ainda não receberam a primeira dose podem buscar os centros de vacinação, após efetivação do cadastro no site Saúde Digital (vacinacaocovid.saude.ce.gov.br).
Leia também | Uece desenvolve teste rápido e eficaz de detecção da Covid-19 pela saliva