Golpistas estão se aproveitando das revisões do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) para roubar dados pessoas dos beneficiários e realizar fraudes. O órgão alerta e reforça que a comunicação nunca é feita por aplicativo de mensagens e, muito menos, por link de acesso à página da previdência social na internet.
Os golpistas se passam por servidores da previdência social e enviam mensagens fraudulentas pelo whatsapp solicitando dados pessoais para a atualização de cadastro, prova de vida ou até para o falso décimo quarto salário.
Atualmente o INSS está realizando as revisões: administrativa, de auxílio por incapacidade temporária e de benefícios de prestação continuada, o BPC para deficientes.
Como proceder?
Os golpes devem ser comunicados, imediatamente, ao INSS. Outra recomendação é registrar o boletim de ocorrência. As queixas mais frequentes envolvem empréstimos consignados, sem o consentimento do beneficiário. Este tipo de caso deve ser registrado no site consumidor.gov.br para a abertura de uma investigação.
Além do aplicativo meu INSS, a Central de Atendimento da Previdência atende pelo telefone 135.
Saiba mais na reportagem de Miguel Anderson Costa, exibida nesta quarta-feira (28) no Jornal da Cidade: