TEMPORADA DE VENTOS

Marinha alerta para ventos fortes no Ceará até esta quarta-feira (04)

A nota oficial é válida para a área costeira entre Natal e São Luís, incluindo o estado do Ceará

Compartilhe:
3 de agosto de 2021
Portal GCMAIS

Segue até às 21h desta quarta-feira (04) o aviso de mau tempo com ventos fortes que podem chegar a 60 km/h, no Ceará. A nota divulgada pelo Centro de Hidrografia da Marinha (CHM) é válida para a área costeira entre Natal e São Luís, incluindo o estado cearense.

Marinha alerta para ventos fortes no Ceará até esta quarta-feira (04)
Foto: Tim Mossholder/Unsplash

>>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<

Desta forma, o órgão recomenda que embarcações de pequeno porte evitem navegar nestas áreas e que as demais embarcações redobrem a atenção quanto ao material de salvatagem, estado geral dos motores e casco, bomba de esgoto do porão, equipamentos de rádio e demais itens de segurança.

Segundo a Funceme, se agora as precipitações são mais raras, a temporada dos ventos fortes no litoral cearense tem o início do seu auge no mês de agosto.

Depois da pós-estação chuvosa, formada pelos meses de junho e julho, a média climatológica mensal de precipitação reduz mais ainda, chegando a apenas 4,9 mm no Ceará em agosto. Alguns fatores influenciam a elevação da intensidade dos ventos em agosto.

“O primeiro e mais importante é o deslocamento do sistema de alta pressão atmosférica do Oceano Atlântico Sul em direção ao Nordeste do Brasil; e o segundo, é a própria redução da nebulosidade. Nesta época do ano, o Ceará fica no meio do caminho entre a alta pressão do Atlântico Sul e a Zona de Convergência Intertropical, fazendo com que os ventos alísios fiquem mais intensos e constantes”, explica Meiry Sakamoto, gerente de Meteorologia da Funceme.

Além dos riscos à saúde, a temporada de ventos fortes no Ceará, que começa neste mês de agosto, também traz preocupação sobre os pescadores artesanais de barcos a vela no litoral cearense. Como as embarcações são frágeis, a forte ventania prejudica a atuação dos pescadores, e por consequência, a pesca da lagosta, que tem redução de 40% este mês.

>>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<

WhatsApp do GCMais

NOTÍCIAS DO GCMAIS NO SEU WHATSAPP!

Últimas notícias de Fortaleza, Ceará e Brasil

Lembre-se: as regras de privacidade dos grupos são definidas pelo Whatsapp.