ESPECIAL DIA DOS PAIS

Após quase um mês de internação devido à Covid-19, Fernando comemora: “estou vivo”

Para o Dia dos Pais deste ano, Fernando já tem planos: reunir a família para um café da manhã que já virou tradição.

Compartilhe:
5 de agosto de 2021
A10

Em março deste ano, o publicitário Fernando Nunes, de 62 anos, foi diagnosticado com Covid-19, um ano após a morte do seu irmão pela doença. A evolução de seu quadro foi rápida. No espaço de uma semana, surgiram os primeiros sintomas e as complicações respiratórias já o impediam de fazer atividades simples do dia a dia. Os pulmões não conseguiam suportar o esforço de uma simples caminhada e logo o cansaço o dominava.

Após quase um mês de internação devido à Covid-19, Fernando comemora: “estou vivo”

>>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<

As filhas de Fernando, Carol e Carina Castro, o levaram a um hospital e o resultado da tomografia mostrou o comprometimento de 70% da atividade pulmonar. Depois disso, foram 22 dias de internação no Hospital São José, um dos locais de referência no estado do Ceará para o tratamento de pacientes infectados pelo coronavírus. Ele precisou recorrer ao respirador Elmo para ajudar na recuperação.

Leia também | Conheça o Capacete Elmo, equipamento cearense que salva vidas em vários estados do Brasil

Mesmo com boa recuperação, os dias internados deixaram sequelas psicológicas.

“Eu vi pessoas morrerem na minha frente, o que é uma sensação péssima (…) e aí você vê uma pessoa que você está conversando um dia, uma hora, no dia seguinte é intubada. Mais alguns dias depois, você vê a pessoa morrer ao teu lado”.

Em menos de um mês, Fernando assistiu à partida de três pessoas que estavam próximas a ele na internação. Isso o fez repensar valores e ver sua família com um novo olhar. Ele recebeu acompanhamento psicológico no hospital. Como parte dos cuidados, algo que toda a evolução de medicamentos ainda não conseguiu superar: o contato com a família. À distância, por videochamada, ver suas filhas, a neta e a esposa fez diferença:

“É fantástico. É uma injeção de ânimo (…) Não dá pra gente explicar, o negócio é tão forte que é a nossa fortaleza”.

Para o Dia dos Pais deste ano, Fernando já tem planos: reunir a família para um café da manhã que já virou tradição, mas com um sabor especial: “eu estou vivo. Deus me deu uma nova oportunidade. (…) A única coisa que eu vejo hoje é a felicidade e aproveitar a vida”.

Leia também | 5 presentes baratos para dar no Dia dos Pais

A gerente de marketing, Carina, se emociona com a recuperação de seu pai: eu sempre digo que meu pai é um milagre”. A irmã, Carol, completa: “muitas pessoas não vão ter a oportunidade que a gente está tendo e passar o dia dos pais com nosso pai, nosso pai está com saúde”.

WhatsApp do GCMais

NOTÍCIAS DO GCMAIS NO SEU WHATSAPP!

Últimas notícias de Fortaleza, Ceará e Brasil

Lembre-se: as regras de privacidade dos grupos são definidas pelo Whatsapp.