PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Diretor Ridley Scott receberá prêmio honorário no Festival de Veneza

O cineasta será homenageado por sua contribuição à indústria do cinema. Festival acontece de 1º a 11 de setembro

Compartilhe
Diretor Ridley Scott receberá prêmio honorário no Festival de Veneza
Foto: GCMais

O cineasta britânico Ridley Scott será o homenageado de 2021 com o prêmio Cartier Glory to the Filmmaker, no Festival Internacional de Cinema de Veneza. A informação é do Deadline.

A honraria é entregue a personalidades que tenham marcado o cinema contemporâneo de maneira original. A homenagem a Scott vai acontecer no dia 10 de setembro, logo antes da projeção de seu novo filme, “O Último Duelo”, com Matt Damon, Adam Driver, Jodie Comer e Ben Affleck, que será exibido fora de competição em Veneza. 

Ridley Scott, de 83 anos, é responsável por clássicos como Alien: ‘O Oitavo Passageiro’ (1979), ‘Blade Runner: O Caçador de Androides’ (1982), ‘Thelma & Louise’ (1991), ‘Gladiador’ (2000) e ‘Cruzada’ (2005). Em 2021, além de O 'Último Duelo', ele ainda deve lançar o filme ‘Casa Gucci’, estrelado por Lady Gaga e Adam Driver. 

Leia também: Coroação de Paolla Oliveira na Imperatriz terá apresentações de Jorge Aragão, Xande de Pilares e Iza
PUBLICIDADE

O Festival de Veneza 2021 vai acontecer entre 1º e 11 de setembro de 2021 na cidade italiana. O júri principal, que escolhe o premiado com o Leão de Ouro, será comandado por Bong Joon Ho (Parasita) e contará com nomes como Chloé Zhao (Nomadland) e Cynthia Erivo (Genius: Aretha) entre seus membros. A abertura oficial do será feita pelo filme espanhol ‘Madres Paralelas’, nova obra de Pedro Almodóvar estrelada por Penélope Cruz.

Prêmio

Criado em 2006, o prêmio ‘Glory to the Filmmaker’ é patrocinado pela joalheria francesa Cartier e já homenageou astros como Sylvester Stallone, Al Pacino, Spike Lee, Ettore Scola, Costa-Gavras e Abel Ferrara.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Brasileiros

Dois filmes brasileiros foram selecionados para o Festival de Veneza, mas em circuitos alternativos à principal premiação do evento.

"7 Prisioneiros", dirigido por Alexandre Moratto, será exibido pela primeira vez e concorre ao prêmio Orizzonti Extra, uma nova categoria lançada neste ano.

PUBLICIDADE

O filme tem Rodrigo Santoro e Christian Malheiros no elenco e é produzido por Fernando Meirelles ("Cidade de Deus") e Ramin Bahrani ("O Tigre Branco")

PUBLICIDADE

Outra produção brasileira que será exibida em Veneza é o curta-metragem "Ato", da cineasta e atriz Bárbara Paz. O filme, estrelado por Alessandra Maestrini e Eduardo Moreira, foi selecionado para a seleção Orizzonti Short Films.

Leão de Ouro

21 filmes foram selecionados para competir pelo prestigioso Leão de Ouro, entre eles vários cineastas reconhecidos.

PUBLICIDADE

Confira a lista dos indicados para concorrer o prêmio máximo concedido pelo júri:

PUBLICIDADE

"Madres paralelas", do espanhol Pedro Almodóvar.

"Mona Lisa and the Blood Moon", da americana Ana Lily Amirpour.

"Un autre monde", do francês Stéphane Brizé.

PUBLICIDADE

"The Power of the Dog", da neozelandesa Jane Campion.

"America Latina", dos italianos Fabio e Damiano D'Innocenzo.

"L'événement", da francesa Audrey Diwan.

PUBLICIDADE

"Competencia oficial", dos argentinos Gastón Duprat e Mariano Cohn.

"Il buco", do italiano Michelangelo Frammartino.

"Sundown", do mexicano Michel Franco.

PUBLICIDADE

"Illusions Perdues", do francês Xavier Giannoli.

"The Lost Daughter", da americana Maggie Gyllenhaal.

"Spencer", do chileno Pablo Larraín.

PUBLICIDADE

"Freaks out", do italiano Gabriele Mainetti.

"Qui rido io", do italiano Mario Martone.

"On the Job: The Missing 8", do filipino Erik Matti.

PUBLICIDADE

"Leave no Traces", do polonês Jan P. Matuszynski.

"Captain Volkonogov Escaped", dos russos Natasha Merkulova e Aleksey Chupov

"The Card Counter", do americano Paul Schrader.

PUBLICIDADE

"É stata la mano di Dio", do italiano Paolo Sorrentino.

"Reflection", do ucraniano Valentyn Vasyanovych.

"La caja", do venezuelano Lorenzo Vigas. 

PUBLICIDADE
Leia também
Coroação de Paolla Oliveira na Imperatriz terá apresentações de Jorge Aragão, Xande de Pilares e Iza
CARNAVAL
Coroação de Paolla Oliveira na Imperatriz terá apresentações de Jorge Aragão, Xande de Pilares e Iza
16 de out. de 2026 - 13:04
Onde assistir A Fazenda 18 ao vivo? Veja como acompanhar o reality
REALITY SHOW
Onde assistir A Fazenda 18 ao vivo? Veja como acompanhar o reality
16 de out. de 2026 - 12:30
Jottapê desiste de A Fazenda 18 após "cumprir promessa feita a Deus"; entenda
REALITY SHOW
Jottapê desiste de A Fazenda 18 após "cumprir promessa feita a Deus"; entenda
16 de out. de 2026 - 10:24