Ícone do site Portal GCMAIS

Saiba como os deputados cearenses votaram na PEC do voto impresso

Saiba como os deputados cearenses votaram na PEC do voto impresso

Votação foi realizada no plenário na noite desta terça-feira (10). Foto: Cleia Viana/Câmara dos Deputados

A Câmara dos Deputados rejeitou nesta terça-feira (10) a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que torna obrigatório o voto impresso em uma derrota ao governo federal, que defendia a medida. Foram 229 votos favoráveis, 218 contrários e uma abstenção. Eram necessários 308 votos favoráveis para que a PEC fosse adiante.

>>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<

Dos 22 deputados federais do Ceará, 14 votaram contra o projeto. Outros quatro votaram a favor: Capitão Wagner (PROS), Dr. Jaziel (PL), Heitor Freire (PSL) e Moses Rodrigues (MDB). Outros quatro parlamentares do Ceará faltaram à votação: AJ Albuquerque (PP), Anibal Gomes (DEM), Danilo Forte (PSDB) e Vaidon Oliveira (PROS).

Histórico
A proposta que previa o voto impresso foi derrubada em comissão especial na sexta-feira (6), por 22 votos a 11. No entanto, por considerar que os colegiados não são conclusivos, Arthur Lira (PP-AL) decidiu colocar a proposta em votação pelo plenário. Na ocasião, o presidente da Casa, argumentou a disputa em torno do tema “já tem ido longe demais”.

Ao recomendar a rejeição da proposta, o deputado Raul Henry (MDB-PE) afirmou que havia risco potencial de fraudes com manipulações de comprovantes em papel, empecilhos derivados do acoplamento de impressoras em urnas eletrônicas e efeitos diversos sobre o processo eleitoral e os partidos.

Publicidade

>>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<

“A população brasileira, depois de 25 anos da utilização da urna eletrônica, reconhece e testemunha a conquista que ela representa”, justificou Henry. “Diferentemente do período em que o voto era em papel, não há nenhuma confirmação de uma única fraude nesse período”.

Confira a relação completa dos votos dos parlamentares cearenses:

A FAVOR (SIM): 4
– Capitão Wagner (PROS)
– Dr. Jaziel (PL)
– Heitor Freire (PSL)
– Moses Rodrigues (MDB)

CONTRA (NÃO): 14
– André Figueiredo (PDT)
– Célio Studart (PV)
– Domingos Neto (PSD)
– Eduardo Bismark (PDT)
– Genecias Noronha (Solidariedade)
– Idilvan Alencar (PDT)
– José Airton (PT)
– José Guimarães (PT)
– Júnior Mano (PL)
– Leônidas Cristino (PDT)
– Luizianne Lins (PT)
– Odorico Monteiro (PSB)
– Pedro Arnon Bezerra (PTB)
– Totonho Lopes (PDT)

AUSENTES (4)
– AJ Albuquerque (PP): 4
– Anibal Gomes (DEM)
– Danilo Forte (PSDB)
– Vaidon Oliveira (PROS)

Sair da versão mobile