PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Organização Pan-Americana da Saúde ampliará acesso a vacinas para conter avanço da variante Delta

Pedidos ao Fundo Rotativo da organização são para este ano e 2022

Compartilhe
Organização Pan-Americana da Saúde ampliará acesso a vacinas para conter avanço da variante Delta
Foto: GCMais

A Organização Pan-Americana da Saúde (Opas) está se preparando para aumentar a disponibilidade de vacinas contra a covid-19 para países-membros, informaram autoridades nesta quarta-feira (11), à medida que a altamente contagiosa variante Delta do coronavírus se espalha pelas Américas.

O Fundo Rotativo da Opas está recebendo solicitações de vacinas de países da região para os últimos três meses de 2021 e o ano de 2022, informou a diretora-geral da organização, Carissa Etienne. Mais de 20 países expressaram formalmente interesse.

Leia também: Câncer de mama: entenda quais exames fazer, quando investigar e como identificar riscos

"Essa nova iniciativa disponibilizará dezenas de milhões de doses de vacinas contra a covid-19, além dos 20% que o [consórcio] Covax oferece, e complementará os acordos bilaterais e outras vias existentes para que os países tenham acesso às vacinas", disse Etienne, em entrevista coletiva virtual.

PUBLICIDADE

O Fundo Rotativo é um mecanismo de cooperação em que vacinas, seringas e suprimentos relacionados são adquiridos em nome dos Estados-Membros da Opas, independentemente do tamanho ou das condições econômicas.

Mais de 1,3 milhão de casos e 19 mil mortes relacionadas à covid-19 foram registradas na região na semana passada, disseram as autoridades.

PUBLICIDADE

A variante Delta, mais infecciosa, foi detectada em 28 países e territórios nas Américas, informou o gerente de Incidentes da Opas, Sylvain Aldighieri. A transmissão aumentou particularmente no México, Equador e Brasil.

PUBLICIDADE

"Ainda não sabemos exatamente qual será o impacto da Delta nos países latino-americanos", disse Aldighieri.

PUBLICIDADE

As mortes em decorrência do coronavírus estão aumentando em quase todos os países da América Central, incluindo uma alta de 30% em El Salvador. Os casos de covid-19 estão diminuindo no Panamá e na Costa Rica, mas estão aumentando em Honduras, Belize e El Salvador.

 

Leia também
Câncer de mama: entenda quais exames fazer, quando investigar e como identificar riscos
OUTUBRO ROSA
Câncer de mama: entenda quais exames fazer, quando investigar e como identificar riscos
02 de out. de 2026 - 16:52
Fortaleza deve ter 1,2 mil novos casos de câncer de mama em 2026
SAÚDE
Fortaleza deve ter 1,2 mil novos casos de câncer de mama em 2026
02 de out. de 2026 - 09:50
Doação de sangue tem novas regras no Brasil; veja idade, prazos e teste para malária
SAÚDE
Doação de sangue tem novas regras no Brasil; veja idade, prazos e teste para malária
02 de out. de 2026 - 08:13