A repórter Théa Morel entrou na disputa para sentir na pele como os concurseiros de plantão vivem um certame para cargos com alto nível de concorrência em tempos de pandemia.
Provas do concurso da Secretaria da Fazenda do Ceará acontecem neste domingo (15)
Neste domingo (15), foi realizada uma das provas de concurso mais esperadas do ano no Ceará. Ao todo, 15.091 concorrentes disputam 94 vagas para os cargos de auditor fiscal, auditor fiscal jurídico, auditor contábil-financeiro e auditor fiscal de tecnologia da informação, no concurso da Secretaria da Fazenda do Estado.
As provas de uma parte daqueles candidatos que esperam chegar ao posto de auditor fiscal foram realizadas no campus do Itaperi, na Universidade do Estado do Ceará (Uece). A repórter Théa Morel entrou na disputa para sentir na pele como os concurseiros de plantão vivem um certame para cargos com alto nível de concorrência em tempos de pandemia.
“Durante a manhã, o concurso se mostrou organizado. Os portões abriram às 7 horas, mas, apesar das regras restritas de acesso, todas os que chegaram antes disso entraram ao mesmo tempo. A aferição de temperatura foi feita no portão e sem atropelos para quem se adiantou. E aqui vai a primeira dica: apesar da espera, vale a pena chegar antes para evitar a correria e ter tempo de conferir os blocos onde as provas são realizadas. Nem sempre é possível contar com uma informação precisa das salas, mas a antecedência permite andar por todo o espaço e ficar aguardando sem percalços para a hora de entrar na sala”, partilha Théa.
>>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<
Segundo a jornalista, na entrada de cada local, foi feita a conferência dos objetos levados, a colocação do celular em sacos vedados e a orientação sobre como acessar a sala. “A segunda dica que passo aos concurseiros de primeira viagem, meu caso, é: deixem em casa anéis, cintos e qualquer objeto de metal. Cada local de prova tem um detector de metais, daqueles usados em abordagens móveis. Desavisada, tive que retirar anéis e acessórios antes de entrar na sala.”
Leia também | Patrão pode demitir funcionário por meio do Whatsapp? Saiba o que diz a lei
A abstenção pode ajudar alguns candidatos, mas não contem com isso. “Na sala onde fiz prova, dos 21 candidatos, dez não compareceram ao concurso. Uma outra dica interessante é vestir roupas leves, mas estar preparado para o frio. As salas da Uece, por exemplo, estavam equipadas com ar condicionado e um dos concorrentes sofreu bastante com o frio, a ponto de pedir que o ar fosse desligado”, ressalta.
A resolução das 160 questões objetivas foi relativamente rápida para a maioria, de acordo com a repórter. No fim da prova, apenas quatro pessoas restavam na sala de Théa para levar o caderno de questões.
“Se você pretende se preparar para outros concursos, tenha paciência e leve o caderno para casa, ficando até os quinze últimos minutos. Existem vários cursos preparatórios que resolvem as provas em lives e faz diferença entender onde estão suas dúvidas e onde qual matéria você precisa de mais dedicação. Concurso é questão de persistência e insistência, então não desista se a experiência foi diferente da expectativa. Novas seleções estão abertas, mesmo sem o fim da pandemia, para quem tem alma de brasileiro e não desiste nunca”, finaliza Théa.
>>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<
NOTÍCIAS DO GCMAIS NO SEU WHATSAPP!
Últimas notícias de Fortaleza, Ceará e Brasil
Lembre-se: as regras de privacidade dos grupos são definidas pelo Whatsapp.