Entre as pessoas abaixo dos 18 anos, crianças menores de 3 anos são as que mais têm chance de transmitir o vírus da covid-19 em casa. Esta constatação é resultado de um estudo publicado no Journal of the American Medical Association na última segunda-feira (16).
>>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<
Leia também | Fortaleza começa a vacinar jovens com 18 anos a partir desta terça-feira (17)
A pesquisa foi realizada pelo Public Health Ontario, no Canadá, e estudou mais de 6.200 lares em que a primeira pessoa a contrair a covid-19 era menor de 18 anos. Os pesquisadores também procuraram por residências em que outro membro da família se infectou em duas semanas após o primeiro contágio.
Segundo a pesquisa, os adolescentes dos 14 aos 17 anos são os que possuem a maior probabilidade de levar o vírus para dentro de casa, mas as crianças abaixo dos 3 anos são as que mais transmitem.
Leia também | Servidor do Ceará que recusar vacina poderá ser punido, anuncia Camilo Santana
Os dados indicam que 38% das pessoas abaixo dos 18 anos que levaram o vírus para dentro de casa estavam na faixa etária entre os 14 e 17 anos, enquanto apenas 12% das crianças com menos de 3 anos foram as primeiras a contrair o vírus. Porém, quando infectados, esses bebês têm 40% mais chances de transmitir o coronavírus para outras pessoas dentro de casa.
Leia também | Em 2021, 32% das mortes ocorridas no Ceará foram por Covid-19
Isso se explica porque as crianças com menos de 3 anos possuem menor interação com o ambiente externo do que os adolescentes, o que dificulta com que elas sejam as primeiras a serem infectadas. Porém, ao contrair o vírus, os bebês acabam tendo mais contato com os pais, tanto pela dificuldade em usar máscaras quanto pela necessidade de contato constante com adultos.
Leia também | Brasil se aproxima da marca de 570 mil vidas perdidas por covid-19
>>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<