OPINIÃO

Roberto Claudio é um excelente nome para substituir Dr. Cabeto na Secretaria de Saúde do Ceará

Além do ex-prefeito, Magda Almeida e Joana Maciel são bons nomes para assumir a pasta

Compartilhe:
18 de agosto de 2021
Antonio A. F. dos Santos

Com a saída de Dr. Cabeto, nomes como Roberto Claudio, ex-prefeito de Fortaleza, Magda Almeida, secretária executiva de Vigilância e Regulação, e Joana Maciel, ex-secretária municipal da Saúde, são bons para assumir a pasta da Secretaria da Saúde do Estado (Sesa).

Roberto Claudio é um excelente nome para substituir Dr. Cabeto na Secretaria de Saúde do Ceará
Foto: Reprodução

RC parte na frente, uma vez que o Governo do Estado busca por um perfil que tenha habilidade política para dialogar, além de ter êxito na área da Saúde. Antes de deixar a Prefeitura de Fortaleza no ano passado, o ex-prefeito anunciou um pacote de reforma para as Unidades de Atenção Primária da Secretaria Municipal da Saúde (SMS). Em oito anos de governo, RC aplicou R$ 410.327.940,00 em equipamentos na Rede Pública de Saúde da Capital.

>>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<

“A constituição exige que os municípios gastem em torno de 15% da receita com saúde e estamos gastando cerca de 30%. Mais do que retórica, o compromisso dos governos com as causas são reproduzidos pelos orçamentos públicos e aqui, em nenhuma área, investe-se tanto recurso quanto na saúde”, disse Roberto Cláudio à época.

Uma das prioridades que conduziu o segundo mandato do ex-prefeito foi Rede de Urgência e Emergência com a construção de 6 Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) municipais e a ampliação da Rede Hospitalar, com ênfase para o Instituto Dr. José Frota 2 (IJF2) e o Hospital da Criança, além da renovação dos Frotinhas e Gonzaguinhas, do Hospital Nossa Senhora da Conceição e do Hospital da Mulher.

Roberto Claudio não recebeu nenhum convite até o momento, segundo informou a assessoria de imprensa do ex-prefeito ao GCMAIS. RC continua em São Paulo e deve disputar as eleições em 2022. O Governo do Estado diz não ter pressa na definição do titular da pasta.

Já Magda Almeida tem um papel mais técnico à frente da Secretaria da Saúde do Estado. A secretária acompanha todos os dados desde o início da pandemia, além de ter sido o braço direto de Dr. Cabeto na condução das ações do combate à Covid. Neste momento que ainda vivemos em pandemia, Magda tem o perfil de já conhecer cada região do Estado, tanto para distribuir eficientemente vacinas como a de analisar a situação dos casos do vírus.

Leia também | Ex-prefeito Roberto Cláudio viaja a São Paulo para uma temporada de estudos

Em relação ao dialogo, Magda já mostrou que tem comunicação aberta com os órgãos federais. “Nós temos dialogado nos comitês sobre as recomendações. Se por ventura chegar a uma fase de epidemia, iremos entrar com ação em conjunto com as outras secretarias e órgão federais”, disse a gestora ainda no início da pandemia no Estado.

À frente da gestão passada da Secretaria de Saúde do Município, Joana Maciel teve boa relação com os vereadores da Capital cearense. Inclusive, no seu discurso de balanço das ações na Saúde durante pandemia em 2020, ela agradeceu a parceria dos políticos no enfrentamento ao coronavírus. “Na aprovação das leis necessárias para o enfrentamento à pandemia, e na transmissão de informação de qualidade para a população em uma época de tanta desinformação. O trabalho da Câmara Municipal é fundamental nesse sentido”, disse Joana à época.

Ao lado de Roberto Claudio, Joana conduziu bem a Secretaria da Saúde do Município com ações efetivas não apenas no combate à pandemia, mas na construção de um atendimento mais eficiente para a população fortalezense.

Camilo anuncia saída de Dr. Cabeto

No final da manhã dessa terça-feira (17), o governador do Ceará, Camilo Santana, anunciou que Carlos Roberto Martins Rodrigues Sobrinho, o Dr. Cabeto, deixou a Secretaria da Saúde do Estado (Sesa). Segundo a publicação no Twitter, a saída do titular foi um pedido do próprio Dr. Cabeto. O secretário esteve à frente da Sesa por mais de dois anos, além de comandar as ações no combate à pandemia.

“Comunico aos cearenses que estaremos fazendo mudanças no comando da Secretaria Estadual da Saúde. Dr Cabeto, que esteve à frente da pasta nos últimos dois anos e sete meses, manifestou seu desejo de saída”, escreveu o governador no twitter.

Na publicação, Camilo agradeceu o trabalho prestado por Dr. Cabeto durante este período. “Agradeço ao Dr Cabeto por todo o trabalho e dedicação ao nosso estado, sobretudo no momento desafiador da pandemia. Seu empenho, juntamente com toda a equipe, fez o nosso estado avançar nas políticas de saúde pública, melhorando o acolhimento das pessoas e deixando um legado importante para o Ceará. Ainda temos muitos desafios, mas continuaremos trabalhando firme para conseguir superar e vencer. Muito obrigado, Dr Cabeto! Nosso Ceará agradece”, publicou o líder do Executivo Estadual.

>>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<

WhatsApp do GCMais

NOTÍCIAS DO GCMAIS NO SEU WHATSAPP!

Últimas notícias de Fortaleza, Ceará e Brasil

Lembre-se: as regras de privacidade dos grupos são definidas pelo Whatsapp.