Ícone do site Portal GCMAIS

Seu FGTS está sendo depositado pela empresa? Saiba como verificar

Saque-aniversário do FGTS: últimos dias para conseguir o benefício ainda em 2021; saiba como

Foto: Marcelo Camargo/ Agência Brasil

O Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) é um direito do trabalhador previsto nas regras do Regime CLT (Consolidação das Leis Trabalhistas). O saldo do fundo tem como objetivo amparar aqueles que foram demitidos sem justa causa pelas empresas. Dessa forma, o empregador deve depositar o valor correspondente a 8% do salário do funcionário todos os meses. Esse percentual, no entanto, não é descontado do salário do empregado, e sim, da própria empresa.

>>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<

Só que, muitas vezes, quando o cidadão busca alguma agência da Caixa Econômica Federal, para retirar o valor disponível no FGTS, se depara com o saldo vazio ou com um valor inferior a que tem direito. Por isso, é importante saber como consultar se os valores estão sendo depositados regularmente.

Para isso, é necessário realizar a consulta de seu saldo e conferir se o valor presente na conta vinculada está conforme o cálculo de 8% do valor do salário, além do extrato das remunerações mensais, por meio do aplicativo do FGTS (disponível para smartphones); do site da Caixa Econômica Federal; e de um extrato que pode ser retirado nas agências da Caixa.

Para realizar os processos através do aplicativo do FGTS, ou pelo site da Caixa, o trabalhador precisa estar com o RG, CPF e carteira de trabalho em mãos. Se, após a consulta, o trabalhador verificar que o benefício não foi depositado devidamente, existem algumas formas de solucionar o problema, a depender da situação do empregado.

Publicidade

Caso ele já tenha sido dispensado, é fundamental procurar um advogado trabalhista para entrar com uma ação e pedir os valores devidos, desde que não tenha ultrapassado o prazo de 2 anos após a demissão. Mas se a pessoa ainda trabalha na empresa, o empregado pode solicitar uma rescisão indireta, por meio de uma reclamação trabalhista, destinada à Justiça do Trabalho.

Leia também: Saiba como calcular distribuição do lucro do FGTS

Sair da versão mobile