Ícone do site Portal GCMAIS

10 profissões mais buscadas por empregadores no 1º semestre de 2021; confira

10 profissões mais buscadas por empregadores no 1º semestre de 2021; confira

(Foto: Agência Brasil)

O Banco Nacional de Empregos (BNE) listou as 10 ocupações com maior número de vagas abertas no 1º semestre de 2021. Foram elas: estagiário; vendedor; auxiliar administrativo; auxiliar de serviços gerais; atendente; auxiliar de produção; recepcionista; motorista; assistente administrativo e promotor de vendas.

As buscas por estagiário, vendedor, auxiliar administrativo e auxiliar de serviços gerais cresceram respectivamente 19%, 44%, 26%, 69%. No ano passado, por exemplo, foram 5.456 vagas disponíveis para vendedor, contra 7.872 oportunidades neste ano, com o comércio mais aquecido.

Leia também| Auxílio emergencial: beneficiários do Bolsa Família com NIS 2 recebem 5ª parcela

Auxílio Emergencial: 650 mil cidadãos são obrigados a devolver dinheiro

Para o CEO do Banco Nacional de Empregos, Marcelo de Abreu, a economia já está sentindo os efeitos do retorno do varejo.

Publicidade

“Após o ano difícil de 2020, estamos vendo o mercado de trabalho voltar a se estabilizar, principalmente nos setores que foram mais impactados pela pandemia, como é o caso do comércio”, explica. 

As vagas de estágio, que também foram impactadas em 2020, voltaram a subir em 2021. Até o primeiro semestre do ano passado, foram 6.716 vagas contra 8.057 neste ano. De acordo com o BNE, de fevereiro a outubro de 2020, as vagas de estágio caíram 56% quando comparadas com o ano anterior. 

“O fechamento de oportunidades de estágio foi consequência da mitigação de gastos de muitas companhias”, comenta Marcelo.

>>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<

Dicas para conquistar uma vaga

O candidato interessado em obter as vagas deve se atentar às tendências do setor e buscar qualificação para preencher essas posições.

“É importante que os candidatos prestem atenção nos setores que mais estão contratando e comecem a candidatar seus currículos nas plataformas de emprego, como o BNE”, conta Marcelo.

O currículo deve ter informações atualizadas, objetividade e atenção aos erros. “É muito comum encontrar currículos desatualizados e com erros de ortografia. Os documentos devem ter informações objetivas e precisas, visto que os recrutadores não gastam muito tempo lendo currículos”, finaliza Abreu.

Banco Nacional de Empregos

Há mais de 20 anos no mercado, o BNE é um dos sites de currículos mais importantes do Brasil. O principal objetivo é facilitar a interligação entre o empregador e empregado no mercado de trabalho de maneira rápida e eficiente. O BNE conta com mais de 135 mil empresas cadastradas, que buscam currículos diariamente e oferecendo diversas novas oportunidades de trabalho todos os dias.

>>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<

Sair da versão mobile