FORTALEZA

Após morte de ambulante, Sarto proíbe funcionamento do comércio no entorno da José Avelino até domingo (22)

A Prefeitura estabeleceu um perímetro onde o funcionamento do comércio está proibido para que sejam encontradas soluções para a região

Compartilhe:
19 de agosto de 2021
Márcia Catunda

A partir desta quinta-feira (19), o funcionamento do comércio atacadista de roupas e acessórios situado no entorno da rua José Avelino, no Centro de Fortaleza, está suspenso. A determinação consta em um decreto publicado no Diário Oficial do Município na última quarta-feira (18) e tem validade até o próximo domingo (22).

Após morte de ambulante, Sarto proíbe funcionamento do comércio no entorno da José Avelino até domingo (22)
Foto: Thiago Gaspar / Prefeitura de Fortaleza

>>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<

Leia também | Influenciadora digital filma próprio assalto na Beira Mar de Fortaleza

Segundo o decreto municipal nº 15.086, as atividades comerciais no entorno da rua José Avelino “tem ocasionado o retorno de intenso comércio irregular de ambulantes nas vias públicas do específico trecho, face a elevada circulação de adquirentes de produtos dos comerciantes regulares da área, com grandes aglomerações nas áreas públicas, colocando em risco a saúde da população, ao criar condições para a propagação de variantes da COVID-19”.

Esta decisão tem como finalidade estabelecer soluções para o problema da região. Ainda na última quarta-feira, o prefeito José Sarto estabeleceu um comitê para dialogar com representantes dos trabalhadores do entorno da José Avelino. “O objetivo é iniciar imediatamente a interlocução com o segmento a fim pacificar a situação e elaborar soluções conjuntas para o ordenamento urbano da área”, escreveu o gestor no Twitter.

Leia também | Após morte, Sarto determina ‘prioridade máxima para encontrar alternativas para feirantes da José Avelino’

A Guarda Municipal e a Agência de Fiscalização de Fortaleza (Agefis) são responsáveis por garantir o cumprimento do decreto e estão bloqueando a região. A proibição de funcionamento do comércio acontece não apenas na rua José Avelino, mas em um perímetro estabelecido pela Prefeitura. Confira a região onde as atividades econômicas estão proibidas:

Após morte de ambulante, Sarto proíbe funcionamento do comércio no entorno da José Avelino até domingo (22)

Foto: Reprodução

  • Rua Senador Pompeu
  • Rua Adolfo Caminha
  • Avenida Pessoa Anta
  • Rua Almirante Jaceguai
  • Rua José Avelino
  • Avenida Dom Manuel
  • Rua Rufino de Alencar
  • Rua Afonso Vizeu
  • Rua Deputado João Pontes
  • Rua Coronel Ferraz
  • Rua Visconde Sabóia
  • Rua Floriano Peixoto
  • Rua Senador Alencar

Confronto entre Guarda Municipal e ambulantes no entorno da José Avelino

O confronto entre feirantes e agentes da Guarda Municipal no Centro de Fortaleza, na madrugada da última quarta-feira (18), deixou um morto e dois feridos, segundo informações apuradas pela TV Cidade Fortaleza. O conflito começou por volta das 2h da madrugada.

Segundo informações apuradas no local, Nadson Abdnego, um feirante de 30 anos, foi atingido durante o confronto com a Guarda Municipal. Ele chegou a ser socorrido e levado para o Instituto Doutor José Frota, mas não resistiu aos ferimentos e morreu. Um outro feirante também foi atingido, mas está com o quadro de saúde estável.

>>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<

Em entrevista á repórter Natália Campos, da TV Cidade Fortaleza, a esposa de Nadson, Cristina, afirmou que estava com o marido no momento em que ele foi atingido pelos agentes de segurança.

“É muito revoltante, porque a gente saiu para trabalhar, a gente não saiu para roubar. A gente saiu com a intenção de levar alimento para casa, pagar as nossas contas. A gente não saiu com a intenção de afrontar eles. Fizemos tudo conversando direitinho e depois eles começaram a atirar contra os feirantes. Foi quando atingiu o meu marido”, afirma.

Segundo a esposa, Nadson saia, diariamente, às 22h para trabalhar na feira da José Avelino durante toda a madrugada. Além da mulher, o feirante deixou uma filha de cinco anos de idade.

“Estava tudo programado para ser uma feira comum, a gente não imaginava que ia ser uma tragédia dessas, que a gente ia sair e ele não ia voltar”, lamenta Cristina.

A vítima foi velada em uma igreja no bairro Bonsucesso, em Fortaleza. Saiba mais na reportagem do CE no Ar:

WhatsApp do GCMais

NOTÍCIAS DO GCMAIS NO SEU WHATSAPP!

Últimas notícias de Fortaleza, Ceará e Brasil

Lembre-se: as regras de privacidade dos grupos são definidas pelo Whatsapp.