Ícone do site Portal GCMAIS

Covid-19: 75% dos adultos já tomaram a primeira dose no Brasil

Vacinação em Fortaleza: aplicação da segunda dose da vacina Janssen começa nesta quinta-feira (16)

Foto: Prefeitura de Fortaleza

O Ministério da Saúde informou hoje (20) que 120 milhões de brasileiros já receberam a primeira dose de vacinas contra a covid-19 – o número corresponde a 75% da população adulta no país.

>>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<

A expectativa da pasta é que, com a chegada de 131,4 milhões de doses em agosto e setembro, todos os brasileiros adultos estejam imunizados até o fim do próximo mês.

Ainda de acordo com o ministério, mais de 53,2 milhões de pessoas já receberam a segunda dose ou a dose única contra a covid-19. Ao todo, 207 milhões de doses foram distribuídas aos estados e ao Distrito Federal.

Leia também | Novo decreto no Ceará: restaurantes têm horário de funcionamento estendido

Publicidade

Queiroga visita centro de distribuição de vacinas contra covid-19

O ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, visitou hoje (20) o Centro de Distribuição de Insumos Estratégicos de Saúde, em Guarulhos, na Grande São Paulo. No local ficam armazenadas as doses de vacinas contra a covid-19 para serem distribuídas pelo Programa Nacional de Imunizações (PNI).

O ministro apresentou as diversas etapas que precisam ser cumpridas parara garantir a qualidade dos imunizantes antes de que sejam aplicados na população. Entre o processo necessário, está a checagem de temperatura e controle de qualidade e emissão de documentação pela Agencia Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

Leia também | Beneficiários de auxílios do Governo Federal terão conta de luz mais barata

A logística de distribuição é acordada entre o Ministério da Saúde e os órgãos estaduais e municipais, em reuniões feitas três vezes por semana.

A vacinação tem, segundo o ministro, papel central no enfrentamento da covid-19 no país. “Essa é a principal política pública de enfrentamento da pandemia: a vacinação. Já distribuímos mais de 215 milhões de doses”, ressaltou.

Segundo Queiroga, apesar de toda a complexidade, o ministério tem trabalhado para que a imunização aconteça dentro do menor tempo possível. “Isso acontece por toda essa logística, que é complexa, mas tem sido feita com eficiência para que toda a população receba as vacinas, é nosso dever”, acrescentou.

Saiba mais | Beneficiários do Bolsa Família receberão vale gás a partir de setembro

>>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<

Sair da versão mobile