Em decreto publicado no Diário Oficial do Município desta quinta-feira (19), o prefeito de Fortaleza, José Sarto, indeferiu o tombamento do Edifício São Pedro, situado na Praia de Iracema. Dessa forma, o prédio corre o risco de ser demolido, uma vez que a garantia de preservação do imóvel está suspensa.
>>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<
A Prefeitura tomou a decisão baseada em um laudo técnico da Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seinf), que atesta a inviabilidade técnica e econômica de restauração do imóvel. No decreto assinado pelo prefeito é argumenta ainda que o prédio apresenta “inúmeras patologias em alto grau, que tornaram “inviável economicamente recuperar a estrutura do imóvel”.
Leia também | Edifício São Pedro: especialistas alertam sobre o risco iminente de queda
A gestão municipal também reforçou que o prédio apresenta um “risco acentuado” à integridade e segurança de pessoas e bens, com o atual estágio de indefinição com o tombamento definitivo do imóvel.
>>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<
O Edifício São Pedro foi construído na década de 1950 e foi um dos primeiros no estilo vertical que iria se consolidar nas décadas seguintes na região hoteleira da Capital, ao longo da Beira Mar de Fortaleza.