A partir desta segunda-feira (23), eventos culturais em equipamentos públicos voltam a ser permitidos no Ceará. A medida é uma das mudanças do novo decreto do Governo do Estado, que foi publicado no último sábado (21). Estas determinações são válidas até o dia 5 de setembro.
>>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<
Leia também | Beneficiários de auxílios do Governo Federal terão conta de luz mais barata
Segundo o decreto publicado no Diário Oficial do Estado (DOE), os eventos culturais devem seguir as mesmas regras dos eventos sociais, que foram autorizados ainda no mês de julho. Isso significa que estas atividades só podem acontecer se respeitarem as seguintes determinações:
- Para locais fechados, respeitar o limite de público em 100 pessoas
- Para locais abertos, respeitar o limite de público em 200 pessoas
- Só podem entrar nos locais as pessoas que já tomaram as duas doses das vacinas contra covid-19 (ou a vacina de dose única) ou que comprovem teste negativo para covid-19 realizado em até 48h antes do evento
Na última sexta-feira (20), o governador Camilo Santana (PT), ao lado do novo secretário da Saúde do Estado, Dr. Marcos Gadelha, antecipou que o horário de funcionamento dos restaurantes seria ampliado até a meia-noite. No novo decreto, também há a autorização deste horário de funcionamento para as barracas de praia.
“O Comitê decidiu por pouquíssimas alterações, como, por exemplo, autorizar o funcionamento dos restaurantes, que antes ia até às 23h, para até meia-noite. Com isso, o toque de recolher passa para 1h. Vamos continuar reforçando as fiscalizações. Nossos números confirmam a queda na procura assistencial, a queda na taxa de transmissão e positividade nos testes, e, por consequência também, uma redução na ocupação de leitos e nos óbitos”, explicou Camilo Santana.
Leia também | Vale gás: saiba quando será entregue e se você tem direito
Apesar dos avanços na flexibilização das medidas de prevenção contra a covid-19, o governador também ressaltou a importância de manter os cuidados, especialmente com o aumento dos casos da variante Delta no Estado. “Estamos numa situação confortável com os números, mas de alerta, por isso o cidadão cearense não pode relaxar, não pode deixar de ter cuidado com as medidas sanitárias, com higienização das mãos e distanciamento social, além do uso obrigatório de máscaras. Pense e cuide das pessoas que possuem perfil de risco para a doença”, recomendou Camilo Santana.
Leia também | Lista de vacinação Fortaleza: confira agendados até a próxima segunda-feira, dia 23 de agosto (23/08)
>>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<