Após a Prefeitura de Fortaleza indeferir o tombamento provisório do Edifício São Pedro, o histórico prédio, localizado na Praia do Iracema, parece ter ganho um novo fôlego para ter a estrutura original preservada. Nesta segunda-feira (23), foi iniciada a fase de instrução do reconhecimento para avaliação de tombamento federal pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan). O órgão federal espera, em até 90 dias, dar um parecer se o processo será continuado.
>>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<
Mesmo com a aprovação do pedido, a construção ainda pode ser demolida e, com esse risco, o órgão pode entrar com um processo de tombamento provisório até que sejam finalizadas as análises do procedimento para o tombamento oficial, que tem prazo de até cinco anos.
No Ceará já existem bens tombados pelo órgão em vários municípios. A pasta atua em diversas frentes na preservação de patrimônios materiais, imateriais, arqueológicos e das paisagens naturais. São cerca de 528 sítios cadastrados até dezembro de 2014.
>>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<
Um dos principais edifícios tombados pelo Iphan é a Fortaleza de Nossa Senhora da Assunção, que fica localizada no Centro da Capital, em frente ao Mercado Central. O local deu origem e nome à cidade de Fortaleza, sendo tombado em 2008. No seu interior, uma capela abriga a imagem de Nossa Senhora da Assunção, trazida de Portugal.