Com o crescimento no número de vacinados contra a covid-19, diversos serviços e atividades estão sendo retomadas em todo o Brasil. Algumas delas, como nos eventos culturais e sociais no Ceará, há a exigência de que o cidadão apresente o comprovante de vacinação contra o coronavírus. Além disso, o documento é usado para alertar sobre a data da 2ª dose. Mas o que acontece quando o cidadão perde este comprovante? É possível acessar uma 2ª via?
>>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<
Leia também | Ceará deve iniciar vacinação em pessoas de 12 a 17 anos no fim de agosto
Em Fortaleza, é possível verificar os dados sobre a vacinação na plataforma Vacine Já, da Secretaria Municipal da Saúde. Por meio da consulta do cadastro, o cidadão pode ter acesso aos dados relativos à vacinação contra covid-19 e apresentar o comprovante de imunização quando necessário.
Além disso, para quem não tomou a vacina de dose única ou aguarda a dose de reforço, é possível verificar a data de agendamento para esta segunda dose nesta plataforma, desde que a Prefeitura já tenha definido uma data para esta aplicação.
Leia também | Evandro Leitão recebe segunda dose da vacina contra a Covid-19
Outra forma de consultar os dados sobre a vacinação contra covid-19 é por meio da plataforma Conecte SUS, disponível no site e em aplicativos para iOS e Android. Esta ferramenta reúne as principais informações do Sistema Único de Saúde (SUS), incluindo o atendimento para a vacinação em todo o País.
Em todo o Brasil, mais de 75% da população adulta já tomou pelo menos uma dose da vacina contra covid-19. Só em Fortaleza, o vacinômetro da Prefeitura, atualizado na manhã desta segunda-feira (23), indica que mais de 1,7 milhão de pessoas já tomaram pelo menos a primeira dose. A capital cearense já concluiu o agendamento de toda a população cadastrada para a vacinação até os 18 anos e começou um processo de repescagem para os faltosos.