Ícone do site Portal GCMAIS

Feira no entorno da José Avelino acontece sem confrontos nesta madrugada

Uma semana após morte de ambulante, feira no entorno da José Avelino acontece normalmente

Foto: Natália Campos / GCC

Uma semana após a morte de um ambulante durante um confronto com agentes da Guarda Municipal de Fortaleza, a feira no entorno da José Avelino, no Centro da Cidade, acontece normalmente. No início da manhã desta quarta-feira (25), equipes da TV Cidade Fortaleza estiveram no local e acompanharam a movimentação e encerramento tranquilo da feira antes das 7h. Não foram registrados conflitos.

>>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<

O confronto com a Guarda Municipal de Fortaleza aconteceu na madrugada da última quarta-feira (18). Nadson Abdnego, um feirante de 30 anos, foi atingido e morto durante o conflito. Posteriormente, a Prefeitura ressaltou que os agentes da Guarda não usam armas letais e que a origem do tiro está sendo investigada.

Um decreto do prefeito José Sarto (PDT) proibiu o funcionamento de todo o comércio em um perímetro no entorno da rua José Avelino entre a quinta-feira (19) e o domingo (22). Segundo o texto da gestão municipal, as atividades no local ocasionaram “o retorno de intenso comércio irregular de ambulantes nas vias públicas do específico trecho, face a elevada circulação de adquirentes de produtos dos comerciantes regulares da área, com grandes aglomerações nas áreas públicas, colocando em risco a saúde da população, ao criar condições para a propagação de variantes da COVID-19”.

Leia também | Homem é atropelado por VLT no bairro São João do Tauape, em Fortaleza

Publicidade

Além desta medida, a Prefeitura criou um comitê para dialogar com os representantes dos feirantes e encontrar soluções para as atividades comerciais na região. “O problema da José Avelino não é fácil de resolver e nós temos que resolvê-lo à luz da legislação. Nós temos que procurar preservar a saúde das pessoas e o trabalho das pessoas também”, afirmou o prefeito Sarto na ocasião.

Em uma reunião deste comitê na última segunda-feira (23), a Prefeitura de Fortaleza solicitou que os representantes dos ambulantes fizessem um levantamento do número de trabalhadores no entorno da José Avelino. “A Prefeitura vai fazer o cruzamento de dados para que a gente possa ter a dimensão do quantitativo de pessoas que realmente trabalham nesse entorno e conseguir encontrar uma solução que seja viável para todos, tanto para o poder público, que tem a obrigação de ordenar o espaço público da Cidade, como para os trabalhadores, que precisam ter esse trabalho para sustentar suas famílias”, explicou o vereador Antônio Henrique.

>>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<

Sair da versão mobile