SEGUNDO MINISTÉRIO

Quem economizar energia vai ganhar desconto na conta de luz

Segundo o Ministério de Minas e Energia, a medida entra em vigor no dia 1º de setembro

Compartilhe:
26 de agosto de 2021
Márcia Catunda

Os brasileiros que reduzirem o consumo de energia elétrica terão desconto na conta de luz a partir do mês de setembro. Essa é a proposta do Ministério de Minas e Energia do Governo Federal que foi anunciada na última quarta-feira (25), durante o anúncio de um conjunto de medidas que visam contornar o cenário de crise causada pela escassez hídrica no País.

Quem economizar energia vai ganhar desconto na conta de luz
Foto: Governo do Ceará

>>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<

Leia também | Auxílio emergencial: confira quem recebe novo pagamento hoje, quinta-feira (26)

Segundo o ministro de Minas e Energia, Bento Albuquerque, esta medida deve entrar em vigor no próximo dia 1º de setembro. A proposta é incentivar que os consumidores comuns, de tipo residencial e pequenos comércios, reduzam o consumo de energia voluntariamente, evitando a necessidade de um racionamento.

Leia mais | Vale-gás: cearenses vão receber benefício três vezes ao ano; saiba quem tem direito

O secretário de Energia Elétrica do Ministério, Christiano Vieira, ressaltou que os detalhes desta medida ainda estão sendo discutidos, mas deve trazer ganhos tanto para o consumidor quanto para o sistema elétrico do País. A proposta é que, a partir do momento em que os brasileiros alcançarem uma determinada meta, a fatura da conta de luz receberá um desconto.

“Está sendo estruturado o estabelecimento de metas de redução. Essa meta vai estar colocada na conta. O consumidor que voluntariamente atender a redução estipulada naquela meta vai ter dois benefícios. O primeiro é ter uma conta menor, porque reduziu o consumo. E o segundo benefício é uma premiação por ter reduzido o consumo conforme a meta, num momento em que o sistema está gastando muito recursos para atendê-lo”, afirmou.

Leia também | Estudantes da rede pública de Fortaleza receberão bolsas de R$ 200

Durante o evento, o ministro Bento Albuquerque, reforçou que, apesar do cenário crítico que o País enfrenta, o racionamento está fora dos planos do Governo Federal. “Não trabalhamos com hipótese de racionamento. Isso tem que ficar muito claro”, afirmou.

Leia também | Governadores do Nordeste lançam auxílio de R$ 500 para crianças e adolescentes; veja quem recebe

WhatsApp do GCMais

NOTÍCIAS DO GCMAIS NO SEU WHATSAPP!

Últimas notícias de Fortaleza, Ceará e Brasil

Lembre-se: as regras de privacidade dos grupos são definidas pelo Whatsapp.