Ícone do site Portal GCMAIS

Após furacão, moradores da Louisiana podem ficar um mês sem energia

Furacão no nordeste dos Estados Unidos deixa pelo menos 50 mortos

Foto: Reprodução / @PaigeGauge/Victoria Gallo

Moradores da região sul do estado norte-americano da Louisiana se preparam para semanas sem energia elétrica e interrupções no serviço de fornecimento de água devido à passagem do Furacão Ida, uma das tempestades mais poderosas a atingir a região.

Cerca de 1,3 milhão de moradores – a maioria na Louisiana, de acordo com o PowerOutage, que reúne dados de diferentes empresas do setor nos Estados Unidos (EUA) – ficaram sem energia por cerca de 48 horas.

>>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<

Leia também | Brasil supera 580 mil mortes por covid-19, desde o início da pandemia

A tempestade matou pelo menos duas pessoas no estado, segundo as autoridades, e o número poderia ser muito maior, não fosse um sistema de diques fortificados em torno de Nova Orleans, instalado depois que a cidade foi devastada pelo furacão Katrina há 16 anos.

Publicidade

A Entergy Corp, uma grande fornecedora de energia elétrica da região, disse que pode levar semanas até que a eletricidade seja restabelecida nas áreas mais atingidas.

Os prejuízos a oito linhas de alta voltagem cortaram o fornecimento de energia para Nova Orleans. Distritos próximos e partes de uma torre de transmissão tombaram para dentro do Rio Mississippi na noite de domingo.

A falta de energia paralisou o comércio em Nova Orleans. O Hotel Hyatt Regency estava operando sob estado de emergência e não aceita clientes que não sejam de equipes de emergência, de acordo com mensagem divulgada.

Leia também | Talibãs declaram Emirado Islâmico do Afeganistão como nação livre

Os restaurantes, muitos fechados desde antes da tempestade, também enfrentam um futuro incerto por causa da falta de energia e de outros serviços de infraestrutura, repetindo – pelo menos por enquanto – as mesmas questões que atingiram as empresas por semanas na chegada do Katrina.

* Reportagens adicionais de Rich McKay, Peter Szekely e Barbara Goldberg

>>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<

Sair da versão mobile