DADOS PREOCUPANTES

Casos de dengue disparam no primeiro semestre do ano em Fortaleza

Só até agosto de 2021, os casos de dengue no Ceará já ultrapassaram em mais de 3 mil os registros da doença de todo o ano passado

Compartilhe:
1 de setembro de 2021
Evelyn Ferreira

O estado do Ceará registrou 24.599 casos de dengue de janeiro a agosto de 2021. São 3.946 ocorrências a mais do que o ano de 2020 inteiro, conforme dados divulgados nesta quarta-feira (1º) pela Secretaria da Saúde de Estado (Sesa).

Casos de dengue disparam no primeiro semestre do ano em Fortaleza
Sesa intensifica conbate de dengue no Ceará. Foto: Divulgação/ Governo do Ceará

>>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<

Entre os municípios do Estado, Fortaleza lidera a lista de casos com 10.711 confirmações da arbovirose nos oito primeiros meses do ano. Durante todo o ano de 2020 a Capital registrou 7.569 casos de dengue.

Entre as cidades cearenses com o maior número de infecções, a Fortaleza é seguida por de Russas, com 2.120 casos; Maranguape, na Região Metropolitana, com 931; e Sobral, no norte cearense, com 919.

Leia também | Vale Gás permanente no Ceará: saiba quem tem direito a três botijões por ano

De acordo com o gerente da Célula de Vigilância Ambiental da Secretaria de Saúde de Fortaleza (SMS), Atualpa Soares, o principal fator para o aumento de casos é a volta do sorotipo 2 da dengue, que não circulava no Ceará há cerca de 10 anos.

O registro de aumento dos números de arboviroses preocupa ainda mais diante do atual cenário cearense, que ainda sofre com os efeitos da pandemia da Covid.

A SMS informou que profissionais de saúde vem sendo qualificados para avaliar o quadro clínico dos pacientes e diferenciar os sintomas para que haja uma diagnostico correto das doenças. A orientação é procurar atendimento médico.

>>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<

Evitar acúmulo de água em recipientes, telar a caixa d’água, observar os aparadores de água em bebedouros e geladeiras, além de limpar as calhas em telhados são algumas medidas que devem ser adotadas para evitar a proliferação do mosquito.

 

WhatsApp do GCMais

NOTÍCIAS DO GCMAIS NO SEU WHATSAPP!

Últimas notícias de Fortaleza, Ceará e Brasil

Lembre-se: as regras de privacidade dos grupos são definidas pelo Whatsapp.