Ícone do site Portal GCMAIS

Confira bairros em que serão distribuídas coleiras repelentes contra o Calazar em cães

35 bairros com maior incidência da doença em Fortaleza serão contemplados na Campanha Nacional de Encoleiramento dos Cães para o Controle de Calazar

Foto: Prefeitura de Fortaleza

Mais de 90 mil coleiras de proteção serão distribuídas contra a Leishmaniose Viceral em cães, também conhecida como Calazar. A iniciativa, da Secretaria Municipal da Saúde (SMS) e da Coordenadoria de Vigilância em Saúde (Covis), faz parte da Campanha Nacional de Encoleiramento dos Cães para o Controle de Calazar, alcançando 35 bairros da capital cearense com maior incidência da doença.

A distribuição ocorre por meio de busca ativa pelos Agentes de Endemias, que visitarão as residências de tutores de animais cadastrados na Prefeitura de Fortaleza. A SMS reforça que a população deve aguardar a visita dos agentes em suas residências para fazer o cadastro de adesão à campanha e encoleiramento dos cachorros.

Leia também | Auxílio Brasil começa a ser pago em novembro; saiba como se inscrever

>>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<

A Secretaria Municipal da Saúde (SMS) manifestou intenção de dobrar a capacidade de distribuição das coleiras em Fortaleza, que atua na prevenção tanto da saúde animal, quanto humana. Ainda degundo a SMS, a leishmaniose é uma doença que acomete todo o organismo e tem uma letalidade alta.

Publicidade

“O maior índice de óbitos é em crianças de até 10 anos de idade. Ela se comporta de forma endêmica em 75 países do mundo, sabendo que o Brasil é responsável por 14% desses casos”. Ao longo dos oito anos de trabalho, Fortaleza reduziu em 68% os casos em humanos e em 62% em cães.

O programa de encoleiramento contra o Calazar tem duração de 4 anos. A coleira possui a substância Deltametrina, atua como repelente e inseticida contra o inseto que transmite a doença, chamado flebótomo. Os agentes vão acompanhar o animal durante o período e realizar a troca da coleira a cada 6 meses, tempo de ação do resíduo no objeto.

O que é a Leishmaniose Visceral (calazar)?

É uma doença transmitida pela picada de um flebótomo contaminado, conhecido como mosquito palha. Pode atingir cães e humanos, afetando os órgãos internos, geralmente baço, fígado e medula óssea. Os casos graves costumam ser fatais.

Alguns sintomas que podem levar o proprietário a desconfiar que o animal está doente são: crescimento exagerado das unhas, pêlos quebradiços, nódulos na pele, úlceras, febre, atrofia muscular, fraqueza, anorexia, falta de apetite, vômito, diarreia, lesões oculares e sangramentos.

Como prevenir?

Conforme divulgou a SMS, o combate ao inseto vetor deve ser feito com aplicação de inseticida no ambiente e o uso de produtos repelentes no cão. Além disso, as pessoas devem evitar deixar os animais em ambientes úmidos e que acumulem material que possa facilitar a criação do mosquito.

Confira os bairros de Fortaleza que serão contemplados na Campanha Nacional de Encoleiramento dos Cães para o Controle de Calazar.

Ancuri
Barra do Ceará
Barroso
Bela Vista
Benfica
Bom Jardim
Bom Sucesso
Coaçu
Conjunto Ceará I
Conjunto Ceará II
Cristo Redentor
Curió
Jardim América
Jardim das Oliveiras
Jardim Iracema
José Walter
Fátima
Granja Portugal
Manoel Sátiro
Messejana
Padre Andrade
Pan Americano
Parque Dois Irmãos
Parque Genibaú
Parque Presidente Vargas
Parque Santa Rosa
Parque São José
Paupina
Pici
Planalto Ayrton Senna
Praia de Iracema
Praia do Futuro I
Quintino Cunha
Rodolfo Teófilo
Siqueira

>>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<

Leia também | Valor do Auxílio Brasil deve ser definido neste mês; propostas chegam a R$ 1.200

Sair da versão mobile