A Secretaria Municipal de Saúde informou que está realizando uma profilaxia em todas as pessoas que entraram em contato com a criança
Criança de 2 anos morre de meningite em Fortaleza; conheça sintomas e prevenção
Uma criança de 2 anos e 11 meses morreu na madrugada da última quarta-feira (1º) por complicações da meningite. A doença é uma infecção nas membranas que revestem o cérebro e a medula espinhal, podendo atingir a corrente sanguínea e provocar uma meningococcemia, como aconteceu com a criança. O caso ocorreu em um hospital de Fortaleza.
>>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<
Veja mais | Caixa libera novo saque do FGTS de até R$ 2.900; saiba quem tem direito
A criança teria apresentado os primeiros sintomas ainda na segunda-feira (30), em um dia em que ele teria ido para a escola. Na terça (31), ele foi hospitalizado, mas acabou não resistindo e morreu na quarta-feira.
A Secretaria Municipal de Saúde de Fortaleza informou, em nota, que está realizando uma profilaxia em todas as pessoas que entraram em contato com essa criança por mais de quatro horas.
Leia também | Ceará tem caso de sarampo após mais de um ano sem a doença; confira o calendário vacinal
Meningite: causas, sintomas e prevenção
A meningite pode ser causada por diversos tipos de microorganismos, gerando infecções com gravidades diferentes. Nos casos em que ela é causada por um fungo ou um vírus, o quadro de saúde do paciente costuma ser menos grave. Já quando a infecção é causada por uma bactéria, os casos podem apresentar maior risco de óbito ou sequelas, como danos cerebrais, perda de memória, AVC, falência dos rins, convulsões e surdez.
Leia também | Vacinação em Fortaleza: confira a lista dos agendados para esta sexta-feira (3)
A transmissão da meningite acontece por secreções respiratórias ou saliva. Esta é uma doença que pode apresentar uma evolução rápida, principalmente nos casos em que atinge crianças e adolescentes. Os principais sintomas são febre alta, dor de cabeça e na nuca, rigidez no pescoço, náuseas, vômito, falta de apetite, irritabilidade, sonolência e fotossensibilidade.
É importante que, ao apresentar os primeiros sintomas da doença, o indivíduo procure um médico.
Atualmente, a principal forma de combate da meningite são as vacinas. As principais são ofertadas gratuitamente pelo Sistema Único de Saúde (SUS), que são a meningocócica C, que pode ser tomada por crianças a partir dos 3 meses, e a meningocócica ACWY, para adolescentes.
Saiba mais | Alfa, Beta, Gama e Delta: entenda as diferenças entre as variantes do coronavírus
>>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<
NOTÍCIAS DO GCMAIS NO SEU WHATSAPP!
Últimas notícias de Fortaleza, Ceará e Brasil
Lembre-se: as regras de privacidade dos grupos são definidas pelo Whatsapp.