Assim como em 2020, não haverá desfile em Fortaleza no dia 7 de setembro, data em que é comemorada a Independência do Brasil. Segundo o Comando da 10ª Região Militar, haverá apenas uma cerimônia interna alusiva ao dia.
A suspensão leva em conta as restrições para prevenir a disseminação da Covid-19. Contudo, a previsão é de manifestações a favor e contra o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) ao longo do dia.
>>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<
Pela manhã, por volta das 9 horas, parlamentares e apoiadores de Bolsonaro estão programados para realizar um cortejo, com carros, motos e até bicicletas, da Arena Castelão até a Praça Portugal, na capital cearense.
Já no período da tarde, está prevista uma manifestação contra Bolsonaro. A concentração começa às 15 horas na Praça da Cruz Grande, no bairro Serrinha, e o cortejo deve seguir até a Arena Castelão.
O próprio presidente Bolsonaro tem defendido e incentivado as manifestações no dia 7 de setembro. Para ele, é um forma de demonstrar a força nas ruas.
Contudo, pesquisadores e analistas políticos têm demonstrado bastante preocupação, pois tais atos são baseados em ataques a instituições democráticas. Além disso, o momento no Congresso Nacional é bastante tenso e delicado para atos desse tipo.
Leia também | Lideranças de 16 partidos políticos e de organizações divulgam carta contra ameaças à democracia
Manifestações do dia 6 de setembro
Na noite desta segunda-feira (6), véspera dos atos do 7 de setembro, apoiadores do presidente Bolsonaro furaram a barreira policial que bloqueava o acesso de veículos à Esplanada dos Ministérios, em Brasília.
Eles pressionaram a Polícia Militar (PM) pela liberação total da via, que estava bloqueada desde o último domingo (5). A invasão ocorreu por volta das 20h.
Em entrevista ao portal R7, o secretário de Segurança Pública do Distrito Federal, Júlio Danilo Souza Ferrreira, os bolsonaristas avançaram para a área restrita sem autorização.
A PM tentou fazer um novo bloqueio próximo à Catedral Metropolitana, mas os veículos passaram desta segunda barreira por volta das 21h.
>>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<