Ícone do site Portal GCMAIS

Estudantes das escolas públicas de Fortaleza retornam para as aulas presenciais após um ano e meio

Sesa emite protocolo de orientação a instituições de ensino para retomada gradual das atividades

Foto: Prefeitura de Fortaleza

Desde fevereiro de 2020, quando a pandemia de covid-19 começou a se intensificar no Brasil, estudantes das escolas públicas de Fortaleza não frequentam as aulas presenciais. Porém, nesta quarta-feira (8), a rede pública de ensino dá início à retomada gradual das atividades presenciais na Capital

>>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<

Leia também | Fortaleza começa aplicação da 3ª dose da vacina contra covid-19 hoje (8); entenda como será

Segundo o plano de retorno às aulas da Prefeitura de Fortaleza, nesta quarta-feira as escolas recebem estudantes do Infantil 3, 4 e 5, e do 1º e 2º ano do Ensino Fundamental. Já na semana seguinte, retornam os alunos do Infantil 1 e 2, e de 3º, 4º e 5º anos do Ensino Fundamental. Os estudantes a partir dos 12 anos de idade só devem voltar no final de setembro, quando a gestão pretende ter completado a aplicação com pelo menos uma dose da vacina contra covid-19 neste público.

Leia também | Confira listas de agendados para vacinação até o dia 10 de setembro em Fortaleza

Publicidade

A secretária Municipal da Educação, Dalila Saldanha, explica que esta retomada das aulas presenciais nas escolas públicas de Fortaleza vai seguir um modelo híbrido de ensino. “Quando concluirmos as etapas de retorno, nós estaremos com metade das crianças e jovens numa semana presencialmente e a outra metade em atividade domiciliar, com toda a orientação dos professores, mediados pelos recursos tecnológicos e pedagógicos já disponibilizados pela Prefeitura” explica.

Já Ana Estela Leite, titular da Secretaria da Saúde do Município, reforça que a campanha de imunização contra covid-19 vem avançando, o que garante este retorno, mas ainda é preciso manter os cuidados.

“Esse momento tem sido muito esperado para quem se preocupa com o bem-estar das crianças, que vai muito além da saúde física. E esse retorno das aulas presenciais vai respeitar todos os protocolos sanitários, foi construído em conjunto com as pastas de Saúde e Educação, a gente tem se disponibilizado a capacitar toda a equipe da Educação e o compromisso dela é extremamente relevante para resgatarmos o tempo perdido das nossas crianças e adolescentes”, afirma.

Leia também | A partir de quinta-feira (9), começa repescagem da vacina para adultos de 30 a 39 anos em Fortaleza

Saiba mais no vídeo do CE no Ar:

>>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<

Sair da versão mobile