Está marcado para novembro deste ano a substituição do Bolsa Família pelo Auxílio Brasil. Apesar de já ter sido publicada a Medida Provisória que institui a criação deste novo programa, o Governo Federal e o Congresso Nacional ainda devem decidir diversos detalhes sobre este novo programa. Mas quando se fala na inscrição neste novo programa, algumas informações já foram divulgadas.
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Para participar do Auxílio Brasil, assim como já é feito no Bolsa Família, o cadastramento no Cadastro Único (CadÚnico) do Governo Federal é obrigatório. No caso de quem recebe o atual programa de transferência de renda, a transição para o novo será automática, mas o beneficiário precisa atender às novas regras, que ainda devem ser detalhadas.
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Além disso, a atualização das informações também é essencial. Quem estiver com os dados desatualizados no CadÚnico pode deixar de receber o novo benefício.
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Como confirmar inscrição no Auxílio Brasil
Para verificar se você está devidamente inscrito no Cadastro Único, consequentemente no Auxílio Brasil, basta usar o aplicativo Meu CadÚnico, disponível para Android e iOS. Esta ferramenta do Governo Federal reúne as principais informações sobre os beneficiários. É também por meio dela que as pessoas que já recebem o Bolsa Família podem averiguar se há necessidade de alguma atualização.
É possível fazer o download dessas ferramentas pelas lojas virtuais da Apple ou do Google. Após concluir esta etapa, basta preencher os campos apresentados com os seus dados e você terá acesso às informações do CadÚnico.
Para quem não possui acesso ao aplicativo ou prefere outra forma de confirmação dos dados, é possível realizar este procedimento por telefone. Basta entrar em contato com a Central de Relacionamento do Ministério do Desenvolvimento Social, por meio do número 0800 707 2003.
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Como realizar a inscrição no Cadastro Único?
Atualmente, os brasileiros com mais de 18 anos podem se inscrever no CadÚnico de duas formas. A primeira é por meio dos Centros de Assistência Social, ou seja, presencialmente. Já a segunda é virtual, por meio do aplicativo Meu Cadastro Único. Para realizar esta inscrição, o cidadão deve apresentar os seguintes documentos:
- Certidão de Nascimento;
- Certidão de Casamento;
- CPF;
- RG;
- Carteira de Trabalho;
- Título de Eleitor;
- Registro Administrativo de Nascimento Indígena (Rani).
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